Air France reafirma interesse na TAP, IAG vai avaliar
Air France-KLM e IAG já anunciaram que vão avaliar as condições anunciadas pelo Governo sobre o processo de reprivatização da companhia aérea nacional lançado esta quinta-feira.
O gigante aéreo franco-neerlandês Air France-KLM confirmou esta quinta-feira o seu interesse em participar na privatização da TAP, enquanto a IAG afirmou que irá reavaliar os termos da operação, isto após o Governo ter aprovado, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que dá luz verde à venda de 49,9% da companhia aérea portuguesa.
Em comunicado, divulgado esta quinta-feira, a Air France-KLM “reitera o seu interesse e confirma que participará neste processo assim que todos os detalhes sejam divulgados”, numa clara demonstração de que a empresa mantém as suas ambições estratégicas para o mercado português, mesmo após as sucessivas mudanças políticas que atrasaram o processo de privatização.
Já a IAG “congratula-se com o anúncio do lançamento do processo de privatização da TAP”. “Tal como já afirmámos anteriormente, o IAG aguarda com expectativa a oportunidade de analisar os termos da eventual venda da TAP e irá avaliar cuidadosamente todos os detalhes e condições do processo assim que estes sejam disponibilizados”, refere.
Neste momento três grandes grupos aéreos europeus disputam uma posição na TAP, incluindo ainda os alemães da Lufthansa.
Recentemente, em Bruxelas, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, confirmou que “a Air France, a Lufthansa e a IAG manifestaram interesse em analisar a companhia e eventualmente fazer uma proposta”, descrevendo este interesse como “muito significativo” e “positivo para Portugal”.
O CEO da Air France-KLM, Ben Smith, já tinha anteriormente afirmado que “Portugal é um grande país e um mercado estratégico para a Air France-KLM”, destacando que a TAP é “uma companhia aérea emblemática que construiu um hub poderoso em Lisboa, aberto ao mundo”. Além disso, o líder da companhia aérea francesa referiu também que tem estado a acompanhar “há bastante tempo” o processo de privatização e garante ter “grandes ambições em Portugal”.
A IAG, empresa-mãe da British Airways, também reiterou que “aguarda com expectativa a análise dos termos da potencial venda da TAP e analisará cuidadosamente todos os pormenores e condições do processo à medida que forem sendo disponibilizados”, segundo a Reuters.
Já a alemã Lufthansa, outras as companhias aéreas potencialmente interessadas no processo de privatização da TAP, ainda não fez qualquer comentário.
(Notícia atualizada às 17h55 com informação sobre a IAG e Lufthansa)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Air France reafirma interesse na TAP, IAG vai avaliar
{{ noCommentsLabel }}