Bruxelas prepara novo imposto sobre grandes empresas
O eventual imposto, de caráter anual, abrange todas as empresas a operar na Europa e com faturações superiores a 50 milhões de euros líquidos, independentemente de onde estejam sediadas.
Bruxelas está a preparar um imposto sobre as grandes empresas com atividade em território europeu, tendo em vista arranjar novas fontes de financiamento, avança o Financial Times.
A proposta da Comissão Europeia será revelada na próxima semana mas, para entrar em vigor, precisa do apoio de todos os Estados-membros, refere o jornal britânico. O imposto, anual, abrange todas as empresas a operar na Europa e com faturações superiores a 50 milhões de euros líquidos – ou seja, após a dedução de subsídios e impostos –, independentemente de onde estejam sediadas.
No entanto, caso o projeto entre em vigor, nem todas as empresas irão pagar o mesmo, uma vez que em causa está um sistema progressivo onde a UE exige contribuições maiores por parte das empresas que também conseguem obter receitas mais elevadas.
Outras medidas que serão propostas na próxima semana pela Comissão Europeia – quando apresentar o próximo orçamento plurianual – incluem a coleta por parte da UE de uma parcela dos impostos especiais de consumo sobre o tabaco, a imposição de uma taxa sob o lixo eletrónico não reciclado e uma taxa para embalagens de comércio eletrónico de longa distância, que atingiria principalmente as importações da China.
Bruxelas argumenta que as novas exigências em termos de investimento — que vão desde a defesa até ao aumento dos juros da dívida — exigem uma abordagem mais radical, mas as ambições por um orçamento mais robusto tem vindo a enfrentar a resistência de países-membros como a Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia, Suécia ou Dinamarca.
Por outro lado, a Comissão Europeia desistiu das suas intenções de cobrar um imposto sobre as empresas digitais, beneficiando assim Donald Trump e as gigantes tecnológicas norte-americanas como a Apple ou a Meta, segundo o Politico. Na reta final das negociações para um acordo comercial com os EUA, a União Europeia decidiu assim retirar o imposto digital da sua lista de opções de impostos para gerar receitas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas prepara novo imposto sobre grandes empresas
{{ noCommentsLabel }}