Celta promove a segunda fase do projeto Celta360, uma referência internacional no desporto e na formação académica

  • Servimedia
  • 11 Julho 2025

Celta lança a primeira pedra do projeto Celta360, um complexo que conjugará desporto, saúde, inovação e lazer, que será uma realidade em 2027.

O Celta apresentou a segunda fase do projeto Celta360, “um complexo multifuncional que permitirá aos jovens atletas completarem a sua formação num ambiente de alto rendimento” e que pretende “reforçar A Canteira del Celta e posicionar o clube como uma referência na formação académica e desportiva a nível internacional”, segundo o comunicado emitido pelo clube.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra na Cidade Deportiva Afouteza, Marian Mouriño, presidente do Celta, afirmou que “estamos a iniciar esta segunda fase do Celta360 e fazemo-lo com um misto de emoção, entusiasmo e, acima de tudo, orgulho. Estamos entusiasmados e prontos para enfrentar o que este projeto representa para o clube e para o desporto galego. O Celta360 vai reforçar essa ligação com a comunidade, porque agora, com esta segunda fase, será um espaço aberto a todos os adeptos do Celta e a toda a comunidade”.

O projeto está alinhado com o roteiro que o clube galego empreendeu graças à sua parte dos fundos LALIGA IMPULSO, uma iniciativa que, com a injeção de quase 2 mil milhões de euros proporcionada pela CVC, procura acelerar em duas décadas a transformação do futebol profissional espanhol em verticais como as infra-estruturas.

Assim, o Celta360 incluirá um mini-estádio, cinco novos campos de treino para as equipas juvenis e cadetes do Celta e de As Celtas, um Centro de Formação especializado em saúde e desporto, que oferecerá cursos universitários e de formação profissional, uma residência para jogadores juvenis e estudantes, bem como uma zona de restauração e um hotel. Além disso, o complexo terá duas áreas dedicadas à clínica desportiva e à inovação no desporto, consolidando a sua vocação de pólo de referência no domínio do desporto.

Assim, a Cidade Deportiva Afouteza abrangerá diferentes linhas de ação: laboratórios de investigação, espaços culturais, lazer, turismo desportivo, medicina desportiva e instalações para a prática de várias modalidades desportivas. Para tal, o clube foi assessorado pela consultora imobiliária CBRE, que, através da sua divisão Sports Real Estate, participou na definição do mix de utilizações do complexo, no desenvolvimento do plano de negócios e na procura de operadores como Los Sauces, Metrodora Group ou Telefónica. O projeto entra agora numa nova fase em que a CBRE Project Management será responsável pela gestão da construção e pelo controlo dos custos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Celta promove a segunda fase do projeto Celta360, uma referência internacional no desporto e na formação académica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião