Investimento de 35 milhões na barragem do Fagilde marca arranque da estratégia da água
O objetivo é que a obra esteja concluída até ao final de 2029.
O Governo apresentou esta terça-feira um investimento de 35 milhões de euros para construção de uma nova infraestrutura na barragem de Fagilde, neste que é o primeiro investimento no âmbito da estratégia Água que Une, apresentada pelo Governo no passado mês de março.
A nova infraestrutura servirá para duplicar o armazenamento da albufeira e resolver falhas de segurança e abastecimento na região centro, de acordo com o comunicado enviado pelo Governo às redações. A barragem será construída cerca de 100 metros a jusante da atual, de forma a colmatar limitações de segurança e de capacidade, já que a infraestrutura existente “tem vindo a apresentar anomalias estruturais graves”.
“A nova barragem de Fagilde é a resposta concreta a décadas de riscos estruturais, falhas de abastecimento e soluções provisórias. Este é um dos primeiros de vários investimentos com que o Governo reafirma um compromisso claro: garantir água com qualidade, segurança e coesão territorial”, afirmou, na ocasião, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.
A Ministra do Ambiente e Energia presidiu à assinatura do protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a empresa Águas de Portugal, que estabelece os procedimentos para a cedência da barragem existente, a integração da nova infraestrutura no sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto, e a cooperação técnica e financeira na sua reconstrução.
O documento regula o uso do espaço físico, os termos de financiamento — com uma comparticipação do Programa Operacional Sustentável 2030 — e a articulação institucional para garantir o licenciamento e a execução da obra até ao final de 2029.
A estratégia Água que Une, na qual se insere este investimento, tem já intervenções previstas no Algarve, no Alentejo, nas bacias do Mondego, Tejo e do Douro, e nas zonas costeiras mais vulneráveis à escassez hídrica, aponta o comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Investimento de 35 milhões na barragem do Fagilde marca arranque da estratégia da água
{{ noCommentsLabel }}