Marque na agenda: Hoje é o último dia para subscrever obrigações para o retalho
Termina esta terça-feira o prazo de subscrição das OTRV 2031 que oferecem uma taxa de juro associada à Euribor a seis meses mais um prémio de 0,25%.
Se está interessado em subscrever as ‘novas’ obrigações para o retalho — as chamadas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) — tem até às 15 horas desta terça-feira para o fazer junto do seu banco.
Estes títulos de dívida oferecem uma rendibilidade associada à evolução da Euribor a seis meses, que está ligeiramente acima dos 2%, acrescida de um prémio de 0,25%, apresentando um prazo de seis anos — sem prejuízo de, posteriormente, poder vender e adquirir mais obrigações em mercado secundário quando quiser.
Contudo, esta remuneração não leva em linha de conta nem os impostos nem as comissões que os bancos cobram neste tipo de operação. Ou seja, o melhor será pedir uma simulação junto do seu intermediário para calcular o rendimento líquido que pode extrair das OTRV e comparar com outros produtos de poupança. Fizemos aqui um exercício que pode ajudar.
Por exemplo, os Certificados de Aforro para subscrição em julho apresentam uma taxa de juro base de apenas 2,011% e as novas aplicações de depósitos a prazo rendem menos de 1,5%.
Além da oferta de subscrição, está simultaneamente em curso uma oferta de troca para quem detém ORTV emitidas há sete anos e que atingem agora a maturidade. Quem trocar os títulos antigos por estes novos assegura juros corridos no valor de 17,63 euros por cada obrigação trocada.
Há sete anos que o Estado não emitia ORTV. Agora, neste regresso, conta financiar-se em mil milhões de euros através desta emissão de obrigações dirigidas especialmente para as famílias — podia ter aumentado o montante para 1,5 mil milhões até à passada quinta-feira, mas não o fez.
O IGCP, entidade responsável pela gestão da dívida pública, deverá anunciar os resultados desta emissão esta quarta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marque na agenda: Hoje é o último dia para subscrever obrigações para o retalho
{{ noCommentsLabel }}