Governo anuncia novo governador do Banco de Portugal na sexta-feira
A escolha não irá recair sobre o ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar nem o economista Ricardo Reis, nomes que têm vindo a ser elencados para suceder a Mário Centeno, que não será reconduzido.
Mário Centeno não vai ser reconduzido como governador do Banco de Portugal e o seu sucessor deverá ser anunciado pelo primeiro-ministro já nesta sexta-feira, dia em que o Governo se reúne em Conselho de Ministros. A escolha do próximo governador do banco central, avança o Jornal de Negócios, pode surpreender, pois deverá ser um nome fora do atual rol de candidatos que têm vindo a ser falados.
O escolhido para o cargo deverá vir de fora do país. Mas fora da corrida estão o antigo ministro das Finanças Vítor Gaspar, diretor do departamento de finanças públicas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e que deixa a instituição em novembro, e o economista Ricardo Reis, professor na London School of Economics, assegura o Jornal de Negócios.
De acordo com a mesma publicação, Vítor Gaspar terá já aceitado um outro cargo numa outra instituição, para onde transitará após a saída do FMI, enquanto Ricardo Reis está fora das opções de Luís Montenegro e do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento. O nome do próximo governador tem estado fechado a sete chaves em São Bento, com Montenegro a manter um sigilo quase absoluto sobre a escolha, para evitar fugas de informação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo anuncia novo governador do Banco de Portugal na sexta-feira
{{ noCommentsLabel }}