“Temos uma candidatura forte” à Gigafábrica de IA, diz Gonçalo Regalado

Gonçalo Regalado diz que o BPF apresentou uma "candidatura forte e competitiva" para instalar a Gigafábrica de IA em Sines, mas mostra-se cautelosamente otimista, uma vez que há 76 candidaturas.

Gonçalo Regalado, presidente do Banco Português de Fomento (BPF), garante que a entidade que lidera apresentou uma “candidatura forte e competitiva” à instalação de uma Gigafábrica de IA de quatro mil milhões em Sines. Mas mostra-se cautelosamente otimista, relembrando que há, ao todo, 76 candidaturas.

“Temos uma candidatura forte e sabemos que é muito competitiva, mas são, ao todo, 76 candidaturas e mais de 20 países a bordo”, afirmou Gonçalo Regalado durante a apresentação dos resultados do BPF referentes ao primeiro semestre.

“Estamos a candidatar-nos contra fábricas de IA também apoiadas por governos europeus com enormíssimo impacto”, reforçou, notando que o “nosso desafio é não colocar Portugal a perder por falta de presença. Foi o que aconteceu nas outras fábricas”.

Gonçalo Regalado disse ainda que “uma das grandes conquistas é termos uma candidatura única” em Portugal. Outra conquista é ser um consórcio em que são “salientadas forças perante as fraquezas da Europa”, pois junta a capacidade da indústria da manufatura, defesa e militar, saúde, biotech e farmacêutica e a aposta no mar.

“Temos duas grandes condições para ter uma fábrica de sucesso”, disse, apontando para o facto de “termos uma das candidaturas com maior capacidade de entregar a fábrica entre 2027 e 2028 e a energia verde para alimentá-la”.

O ECO avançou em junho que o BPF tinha entregado à Comissão Europeia uma proposta de candidatura para tentar atrair para Sines uma destas infraestruturas de supercomputação, num investimento que poderá rondar os quatro mil milhões de euros, envolvendo um “consórcio alargado” de investidores privados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Temos uma candidatura forte” à Gigafábrica de IA, diz Gonçalo Regalado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião