Nova administração da CGD inicia funções este sábado
A administração da Caixa Geral de Depósitos inicia funções a 19 de julho. Moreira Rato e Stock da Cunha são dois dos novos nomes na equipa, que se mantém com 17 membros.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) informou, esta sexta-feira, que o novo conselho de administração eleito para o mandato 2025-2028 vai iniciar funções este sábado, dia 19 de julho. A equipa de gestão do banco público para os próximos três anos tem algumas mudanças nos administradores e a criação de um cargo de vice-presidente na comissão executiva.
“O exercício de funções pelos membros do conselho de administração e da comissão de auditoria produz efeitos a partir de 19 de julho de 2025, com exceção da eleição do vogal não executivo e vogal da comissão de auditoria José António da Silva de Brito, cuja eleição produz efeitos 30 dias depois”, esclarece a CGD, em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A alteração acontece por “deliberação unânime por escrito do Estado português, na qualidade de acionista detentor da totalidade do respetivo capital social, e por deliberação do Banco Central Europeu sobre a avaliação da respetiva adequação para o exercício de funções (fit and proper)”, de acordo com a informação transmitida esta tarde, após o fecho do mercado.
O board da Caixa conta com algumas mexidas, mas mantém os 17 membros. Por exemplo, Francisco Cary, que era administrador executivo, passa a vice-presidente da comissão executiva. Com a saída de José João Guilherme, Nuno Martins, Maria Manuela Ferreira e Paula Geada, entram para administradores executivos Ana Sousa Carvalho, António Valente, Bárbara Pinto e Luís Pereira Coutinho.
Na equipa não-executiva saíram Maria João Major, Hans-Helmut e Luís Filipe Nazaret. E entre os novos não executivos estão João Moreira Rato, que é presidente do IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, que vai trabalhar ao lado do professor Arlindo Oliveira, especialista em inteligência artificial.
Já Eduardo José Stock da Cunha, que chegou a fazer parte das direções do Banco Santander Totta e do Lloyds, é um dos vogais não executivos e vogais da comissão de auditoria. Tal como Luísa Amaro de Matos.
Esta é a nova equipa do banco público:
Presidente do Conselho de Administração (não executivo):
António Farinha Morais
Vice-Presidente e Presidente da Comissão Executiva:
Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo
Vogal e Vice-Presidente da Comissão Executiva:
Francisco Ravara Cary
Vogais Executivos:
João Paulo Tudela Martins
Madalena Rocheta de Carvalho Talone
Ana Maria Leça Rodrigues de Sousa Carvalho
António José Alves Valente
Bárbara Miranda Dinis Costa Pinto
Luís Maria França de Castro Pereira Coutinho
Vogal Não Executivo e Presidente da Comissão de Auditoria:
António Alberto Henriques Assis
Vogais Não Executivos e Vogais da Comissão de Auditoria:
José António da Silva de Brito
María del Carmen Gil Marín
Eduardo José Stock da Cunha
Luísa Marta Santos Soares da Silva Amaro de Matos
Vogais Não Executivos:
Arlindo Manuel Limede de Oliveira
João de Almada Moreira Rato
Monique Eugénie Hemerijck
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova administração da CGD inicia funções este sábado
{{ noCommentsLabel }}