5 coisas que vão marcar o dia
Bancos divulgam as suas previsões para o mercado de crédito para os próximos meses e o ministro da Economia vai ao Parlamento falar sobre a desagregação de freguesias.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, vai ser ouvido no Parlamento sobre o processo de desagregação de freguesias, num dia marcado por várias audições. Serão ainda divulgadas as conclusões do inquérito realizado junto dos bancos sobre o mercado de crédito. Lá fora, o presidente da Fed, Jerome Powell, participa num evento e prossegue a temporada de apresentações de resultados das empresas.
Audições no Parlamento para debater freguesias, RTP e vinho
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida participa na Comissão da Reforma do Estado e Poder Local. A audição, que tem como tema o processo de desagregação de freguesias, foi pedida pelo Chega. Há ainda uma audição do Conselho de Administração da RTP para discutir a demissão da direção de informação da RTP e a reorganização da empresa. Na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), está prevista a audição do presidente da Autoridade da Concorrência e do presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A Comissão de Agricultura reúne sobre os viticultores do Douro e vai ouvir a Confederação Nacional de Agricultura, a Casa do Douro e a ANCEVE.
Inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito
O Banco de Portugal divulga esta terça-feira o seu mais recente inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, no qual o setor faz as suas previsões para a procura e oferta de crédito nos próximos meses. No inquérito de abril, as instituições financeiras apontavam para um “ligeiro aumento da procura de empréstimos tanto por empresas (por empréstimos de longo prazo e transversal à dimensão das empresas) como por particulares” nos próximos três meses. Algo que se tem confirmado. Em maio, o crédito à habitação aumentou 6,8% em maio, naquela que é a maior subida anual desde 2008.
Investidores atentos a declarações do presidente da Fed
Num momento em que continua sob ataque cerrado do presidente norte-americano Donald Trump, o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, está responsável pelas notas introdutórias numa conferência dedicada às perspetivas de especialistas sobre os pilares chave do quadro regulamentar em matéria de fundos próprios para grandes bancos. O discurso do responsável poderá deixar pistas sobre o rumo da política monetária no país.
Resultados agitam negociação
São mais de 90 as empresas nos EUA que apresentam esta terça-feira os números do segundo trimestre, numa lista em que se destacam nomes como a SAP, a Coca-Cola ou a Philip Morris International. As previsões divulgadas pela FactSet mostram que os analistas antecipam que as empresas do S&P 500 relatem um aumento de 5,6% nos lucros por ação durante o segundo trimestre, o que representa o ritmo mais lento de crescimento dos lucros desde o quarto trimestre de 2023. Em Portugal, os resultados regressam no dia 24, com as contas da Altri, Navigator e REN.
Como estão os stocks de crude?
O American Petroleum Institute (API) revela os dados dos stocks de crude nos EUA, na semana terminada a 19 de julho. Estes dados deverão mexer com as cotações da matéria-prima, numa altura em que as perspetivas para a evolução da procura continuam sob pressão devido aos conflitos geopolíticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}