BRANDS' ECO Estudo revela: E-mail continua a ser o principal canal de relacionamento entre marcas e consumidores
O mercado global de e-mail marketing deverá atingir 18,9 mil milhões de dólares até 2028, com uma taxa de crescimento anual de 18,8%, segundo dados da Statista.
Mesmo com a ascensão das redes sociais e da inteligência artificial, o e-mail continua a ser o canal preferido para os consumidores se conectarem com as marcas. Segundo o relatório The Future of Commerce: 2025, 63% dos consumidores ainda preferem receber comunicações via e-mail — superando redes sociais, SMS e outras formas de contacto.
E os números confirmam a força deste canal: o mercado global de e-mail marketing deverá atingir 18,9 mil milhões de dólares até 2028, com uma taxa de crescimento anual de 18,8%, segundo dados da Statista. Estima-se ainda que o número de utilizadores de e-mail no mundo ultrapasse os 4,89 mil milhões em 2027, com mais de 408 mil milhões de e-mails enviados diariamente.
Canal direto, estratégico e à prova de algoritmos
Para as marcas, o e-mail continua a ser um dos poucos canais digitais com controlo total sobre a mensagem e a entrega, sem depender de algoritmos ou alterações nas plataformas. Num contexto em que a visibilidade orgânica nas redes sociais e motores de pesquisa sofre constantes mudanças, o e-mail destaca-se como canal fiável e duradouro para nutrir relações com os clientes, gerar conversões e reforçar a fidelização.
Com o avanço da Inteligência Artificial, as estratégias de e-mail tornam-se ainda mais eficazes. A hiperpersonalização, automação inteligente e análise de dados em tempo real permitem prever comportamentos, adaptar mensagens e alcançar o consumidor certo no momento certo.
“O e-mail deixou de ser um canal de envio em massa. Hoje, segmentação, automação e IA são diferenciais para quem procura resultados consistentes”, afirma Iuri Ferreira, Email Marketing & CRM Specialist na E-goi.
Ebook gratuito revela segredos para aproveitar o canal mais lucrativo
Para ajudar profissionais e empresas a explorarem todo o potencial do e-mail, a E-goi — plataforma de automação de marketing omnicanal que há mais de 20 anos apoia marcas na transformação digital — lançou a nova edição do ebook gratuito: “Email Marketing: Os Segredos do Canal Mais Lucrativo – Versão atualizada para a era da Inteligência Artificial”.
A nova versão, além de desmistificar o e-mail marketing, oferece orientações práticas, tendências e estratégias adaptadas à nova realidade do marketing digital. O conteúdo aborda temas como:
- O que é e-mail marketing e por que esta estratégia continua eficaz;
- Tipos de e-mails que pode utilizar no seu negócio;
- A importância da segmentação para melhores resultados;
- Como automatizar campanhas e ganhar eficiência;
- As principais métricas que deve acompanhar;
- Como aplicar Inteligência Artificial às suas campanhas;
Além disso, fornece um plano de ação para campanhas de e-mail marketing de sucesso. “O objetivo deste conteúdo é mostrar a importância do canal e oferecer todas as ferramentas para tirar o máximo proveito dele”, completa Iuri Ferreira.
O ebook gratuito está disponível para download aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estudo revela: E-mail continua a ser o principal canal de relacionamento entre marcas e consumidores
{{ noCommentsLabel }}