FNS2025: “Em Portugal poupamos pouco e poupamos mal”
As razões da poupança em Portugal ser inferior à média europeia e as opções para estimular o investimento foram temas analisados no 4.º Fórum Nacional de Seguros. Veja aqui o painel.

As famílias em Portugal poupam menos do que a média europeia — 12,2% contra 15,2% no último trimestre do ano passado, segundo a Eurostat. Num painel dedicado ao tema “Poupança e Risco: Como Sair da Estagnação para o Crescimento” os especialistas apontaram como principais causas desta tendência a iliteracia financeira, a cultura de consumo, os baixos salários e a ausência de incentivos fiscais adequados.
No 4.º Fórum Nacional de Seguros João Eufrásio, diretor de Gestão de Investimentos do Grupo Ageas Portugal, Marta Graça Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Real Vida Seguros, e Sérgio Nunes, CEO da April Portugal — sob moderação de Diogo Agostinho, COO do ECO — reforçaram que a literacia financeira deve andar de mãos dadas com os incentivos fiscais. Defendem ainda que é fundamental apostar na educação, para ensinar a importância da poupança e como geri-la, para que não se fique à mercê do tempo e da inflação, especialmente nos depósitos a prazo.
Veja ou reveja o painel aqui.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
FNS2025: “Em Portugal poupamos pouco e poupamos mal”
{{ noCommentsLabel }}