Novo embaixador americano vê “ameaça” na influência das empresas chinesas em Portugal

  • ECO
  • 22 Julho 2025

Durante a audição de nomeação no Senado, o empresário do setor automóvel que Trump apontou para liderar a diplomacia em Lisboa mostrou-se preocupado com peso da China em grupos como EDP, REN ou Mota.

O novo embaixador norte-americano em Portugal, John Arrigo, está preocupado com a presença de empresas estatais chinesas em companhias portuguesas como a EDP, REN ou Mota-Engil, e garantiu que vai abordar esta problemática quando chegar a Lisboa.

“Será correto que algumas das maiores empresas da China sejam proprietárias de algumas empresas de energia de Portugal? Será correto que algumas empresas de construção da China sejam proprietárias de algumas das maiores empresas de construção em Portugal?”, questionou John Arrigo durante a sua audição de nomeação no Senado dos EUA.

De acordo com as declarações deste empresário do setor automóvel que Donald Trump apontou para Lisboa, proferidas durante a semana passada e reproduzidas pelo Jornal Económico (acesso pago), o diplomata referiu ainda que “gostaria de [se] sentar [com os responsáveis] e discutir todas as ameaças que temos entre o setor energético, a construção e os gastos com defesa em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo embaixador americano vê “ameaça” na influência das empresas chinesas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião