Eurodreams vai mudar em outubro e valoriza terceiro prémio
Haverá ainda uma "mecânica promocional" que permite que, em determinados sorteios, o valor do primeiro prémio seja superior ao valor habitual nesta categoria. Por exemplo, mais 10 mil euros por mês.
O jogo Eurosorteio, que é explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), vai ter mudanças a partir do próximo dia 2 de outubro que valorizam quem ficar em terceiro lugar e, nalgumas circunstâncias, o melhor apostador.
O Governo avançou com uma reformulação da distribuição da importância da receita destinada aos prémios da terceira à quinta categorias, que permite “a valorização da terceira categoria de prémios”, e introduziu uma mecânica promocional que permite que, em determinados sorteios, o valor do primeiro prémio seja superior ao valor habitual nesta categoria.
“Por exemplo, 30 mil euros por mês durante 30 anos, ao invés dos habituais 20 mil euros por mês durante 30 anos. O primeiro evento especial do EuroDreams está previsto acontecer no dia 2 de outubro e será um evento válido para toda a comunidade EuroDreams. Prevê-se a realização destes sorteios especiais duas a três vezes por ano“, esclarece fonte oficial da SCML ao ECO.
No caso do terceiro prémio, a ideia é reforçar o valor unitário de cerca de 100 euros para 500 euros (valores teóricos). Essa promoção é possível “com recurso ao fundo de reserva constituído”, de acordo com portaria publicada esta quarta-feira e assinada pela ministra do Trabalho, Solidariedade de e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho.
“Decorridos dois anos após o lançamento do jogo Eurosorteio importa, agora, com base na experiência entretanto adquirida, introduzir-lhe algumas alterações, nomeadamente no que respeita à distribuição da importância da receita destinada a prémios pelas suas diferentes categorias”, lê-se no diploma publicado em Diário da República.
As regras deste jogo estabelecem que parte das receitas obtidas vai para a criação de fundos para garantir o pagamento de prémios por reclamações seguintes, renovação, investimento e manutenção de equipamento, material e programas. É aqui que há mexidas. Ou seja, enquanto antes se previa que 2,13% fossem para a 3.ª categoria de prémios, 34,24% para a 4.ª e 63,63% para a 5.ª, essas percentagens passam a aumentar para 10,32%, 28,93% e 60,75%, respetivamente.
Foi em novembro de 2023 que foi criado este jogo social, o mais recente no mercado da fortuna ou azar, para responder aos objetivos do Governo, que pretendia tanto diversificar o portefólio de jogos disponíveis como combater a ilegalidade associada a este género de sorteios de números e canalizá-la para a oferta legal e regulada. O Eurosorteio é realizado em conjunto com outros países europeus, à semelhança do Euromilhões. Tal como o ‘jogo-irmão’ os seus prognósticos também fazem através da inscrição de cruzes (X) nos boletins, que também se vendem em Espanha, França, Irlanda, Bélgica, Suíça, Áustria e Luxemburgo.
A aposta tem um custo de 2,50 euros cada e conta com dois concursos semanais. Das receitas obtidas, pouco mais de metade (52%) destinam-se ao pagamento de prémios, enquanto 2% é destinado à SCML. “Consiste num concurso de apostas mútuas sobre sorteios de números, do tipo loto”, conforme sintetiza a portaria do então Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do liderado por Ana Mendes Godinho, do Governo de António Costa.
Em 2024, os Jogos Santa Casa alcançaram o segundo melhor valor da sua história, após o recorde antes da pandemia, em termos de vendas brutas, com um volume de 3.142,9 milhões de euros, sendo que 96,5% das receitas dos jogos foram distribuídas pelos diversos beneficiários. Consequentemente, entregaram quase 900 milhões ao Estado, através da Distribuição de Resultados a Beneficiários (673 milhões) e do Imposto do Selo (211,6 milhões), o maior de sempre gerado pela venda dos jogos sociais.
Ainda assim, o valor dos prémios que os apostadores nos jogos sociais deixaram por reclamar à aumentou 42% num ano. Em 2024, os rendimentos com prémios caducados encaixados por esta instituição sem fins lucrativos subiram para 9,2 milhões de euros.
(Notícia atualizada às 17h31 com informação adicional enviada pela SCML)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eurodreams vai mudar em outubro e valoriza terceiro prémio
{{ noCommentsLabel }}