Hoje nas notícias: carros elétricos, Benfica e sondagem
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O número de apoios disponíveis para a compra de veículos elétricos esgotaram nos primeiros dias, mas metade dos interessados não concluíram o processo ou não cumpriram os requisitos, deixando várias vagas disponíveis, pelo que o Governo vai abrir uma nova fase de candidaturas. O Benfica está a negociar com o Fortitude Capital, fundo liderado por António Esteves, o investimento no projeto “Benfica District”, estando em conversações com um segundo investidor internacional. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Apoios à compra de carros elétricos estão por atribuir
Apesar das mais de 3 mil candidaturas registadas no primeiro dia, ainda há centenas de “cheques” disponíveis para os apoios à compra de carros elétricos, sendo que em nenhuma das sete tipologias esgotou o montante atribuído. A expectativa da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, era que a dotação esgotasse rapidamente, mas passaram três meses e ainda há dinheiro disponível. Isto porque quase metade dos candidatos acabou por não concluir o processo ou não reuniu todas as condições para a atribuição do apoio financeiro, deixando várias vagas disponíveis. Embora o prazo para a apresentação de candidaturas esteja encerrado desde 15 de maio, a tutela vai abrir uma segunda fase do aviso para os novos interessados, ainda sem data definida.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Benfica negoceia com Fortitude investimento no novo projeto da Luz
O Benfica está em negociações com o Fortitude Capital (fundo de investimento liderado pelo banqueiro português António Esteves, ex-Goldman Sachs) para financiar o “Benfica District”, projeto de 220 milhões de euros apresentado na terça-feira que visa revitalizar a zona envolvente do Estádio da Luz. O Fortitude Capital vê grande potencial no projeto devido à sua localização e natureza multifacetada, com componentes imobiliária, hoteleira, comercial e desportiva. O modelo de parceria ainda está a ser negociado, mas assentará sempre numa partilha de risco e retorno entre as duas partes. Há conversações com um segundo investidor internacional, que poderá ser o fundo de investimento norte-americano Apollo, que já tinha feito uma operação de financiamento ao Sporting.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Sondagem: PS de Carneiro descola do Chega e já ameaça AD
A mudança de secretário-geral está a ter efeitos positivos para os socialistas nas sondagens. De acordo com o mais recente barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã, a CMTV e o Jornal de Negócios, o PS reúne 21,7% das intenções de voto e está mais próximo da AD, a coligação que suporta o Governo e que caiu para 24,2%. A diferença entre as duas forças políticas está dentro da margem de erro, o que significa um empate técnico. Ao mesmo tempo, o partido agora liderado por José Luís Carneiro descolou do Chega, cujas intenções de voto desceram ligeiramente para 18,6%. Em quarto lugar, à frente da Iniciativa Liberal (6,7%), surge o Livre, que é a escolha de 9,1% dos eleitores e tem a maior subida (+2,4 pontos percentuais). Por fim, surge a CDU com 3,7%, o PAN com 3% e o Bloco de Esquerda com 2,6%. A taxa de indecisos também baixou face à sondagem anterior, para 8%.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Novas regras de nacionalidade ameaçam investimento
As recentes alterações à lei de nacionalidade aprovadas pelo Governo em Conselho de Ministros podem colocar em risco investimentos no mercado imobiliário nacional. A mudança preocupa não só os promotores, como também advogados, considerando que este processo pode provocar um conflito constitucional. “Esta mudança, sobretudo pela forma como foi comunicada e pelo potencial efeito retroativo que levanta, transmite uma imagem de instabilidade e insegurança jurídica que pode comprometer seriamente a confiança dos investidores”, afirma o presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Hugo Santos Ferreira. Por outro lado, Bárbara Pestana, advogada e sócia fundadora da PAXLEGAL, defende que caso a proposta seja aprovada nos moldes em que foi apresentada — alterando o momento a partir do qual se conta o tempo para requerer a nacionalidade e, simultaneamente, alargando o prazo para 10 anos –, “no limite, teremos casos em que pessoas só poderão requerer a nacionalidade 14 anos depois de terem iniciado o seu percurso legal em Portugal”.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Finerge põe 160 milhões em solar para vender energia à Galp
A Galp assinou dois contratos de compra de energia a longo prazo (Power Purchase Agreement) com a Finerge, que permitirão à petrolífera portuguesa ter 700 gigawatts-hora por ano num período de 10 anos. “Estes são os primeiros PPA de sempre assinados entre a Finerge e a Galp. Parte dos ativos renováveis alocados já estão operacionais e outra parte em construção, devendo ficar concluídos até 2027. O investimento superará os 160 milhões de euros”, refere o CEO da Finerge, Pedro Norton. Os dois contratos entram em vigor em 2027, altura em que a petrolífera verá aumentar exponencialmente a sua necessidade de consumo de eletricidade renovável, por conta dos projetos de descarbonização que estão a nascer na refinaria de Sines.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: carros elétricos, Benfica e sondagem
{{ noCommentsLabel }}