Grupo Bankinter lucra 542 milhões no semestre e resultado cresce 2% em Portugal

Banco espanhol obteve a nível global uma subida de 14,4% no resultado líquido até junho. Em Portugal, o resultado antes de impostos foi mais curto devido ao investimento e à distribuição de custos.

O Grupo Bankinter registou um resultado líquido de 541,7 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a uma subida de 14,4% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com a informação divulgada esta quinta-feira pelo banco espanhol.

Em Portugal, os resultados antes de impostos aumentaram apenas 2%, para 104 milhões de euros, “ao assumir maiores despesas pelo investimento em novos projetos e ferramentas tecnológicas e pela nova distribuição de custos ao longo do ano para evitar a sua sazonalidade”.

Em comunicado, o grupo financeiro salienta que manteve até junho a “boa evolução do negócio com clientes dos últimos trimestres, com crescimentos em todos os indicadores do balanço”, o que se traduz em maiores quotas de mercado nos quatro países em que opera e um “crescimento das receitas que coloca os rácios de rentabilidade em níveis recorde, fortalecidos pela eficiência e pela qualidade de ativos”.

Relativamente ao Bankinter Portugal, reporta que a carteira de crédito cresceu 11% para os 11.000 milhões de euros, com os recursos de clientes grossistas e de retalho a aumentarem 20%, concluindo o semestre nos 10.000 milhões de euros. Quanto aos recursos geridos fora de balanço e ativos sob custódia, o crescimento é de 13%, somando em conjunto outros 10.000 milhões de euros.

Na mesma nota enviada às redações, a instituição comandada por Gloria Ortiz – tem mais de 6.600 colaboradores e uma capitalização bolsista superior a 10.000 milhões de euros – contabiliza ainda que os custos do Bankinter Portugal aumentaram 15% no primeiro semestre deste ano. Considerando apenas o segundo trimestre, o aumento foi de 6% em relação à média trimestral de 2024.

Crescer sem aquisições em Portugal

Em conferência de imprensa, a presidente executiva do Bankinter disse que o objetivo em Portugal é “crescer organicamente”, desde logo em crédito e depósitos, e que não prevê aquisições.

Questionada sobre se houve alguma indicação do Governo português ao Bankinter para não comprar o Novobanco, Gloria Ortiz respondeu que não houve qualquer indicação. Além disso, considerou que, em geral, qualquer intromissão governamental em negócios privados “não é boa notícia”.

A propósito da venda do Novobanco, o Governo português terá dado indicação em Espanha de que não ficaria confortável caso a compra fosse feita pelo Caixabank devido à já preponderante presença espanhola no setor bancário português. Por fim, foi acordada a venda com o francês BPCE.

Apesar da União Europeia vir promovendo operações transfronteiriças, as compras de bancos entre países tem levantado a oposição de governos. Na Alemanha, o Governo mostrou desconforto com o reforço do italiano Unicredit no alemão Commerzbank.

Sobre a compra, em Espanha, do catalão Sabadell pelo basco BBVA e as posições tomadas pelo Governo espanhol, Ortiz não quis comentar.

A responsável disse que o grupo que lidera mantém-se apostado em crescer organicamente mas admitiu que possa vir a entrar em novos mercados (incluindo por aquisições) de futuro caso avalie que aí há grande potencial de crescimento, como foram os casos de Irlanda e Portugal.

(Notícia atualizada às 11h com declarações de Gloria Ortiz)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo Bankinter lucra 542 milhões no semestre e resultado cresce 2% em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião