IHRU identifica 528 imóveis públicos viáveis para habitação. Maioria situa-se em Lisboa e Porto

Instituto analisou 877 imóveis para eventual uso habitacional. Dos 528 viáveis, 348 estão disponíveis para intervenção – desde edifícios devolutos a terrenos com potencial de construção.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) analisou 877 imóveis públicos, tendo identificado 528 viáveis para habitação. A grande maioria situa-se nas zonas de maior pressão urbanística, Lisboa e Porto, de acordo com informação do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

“Até à presente data, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana analisou 877 imóveis com o objetivo de aferir a sua aptidão para uso habitacional. Deste universo, 528 foram considerados tecnicamente aptos para esse fim, com maior incidência nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto”, pode ler-se na resposta remetida pelo Ministério liderado por Miguel Pinto Luz a questões do Chega.

Dos 528 imóveis com viabilidade habitacional, a tutela indica que 348 estão atualmente disponíveis “para intervenção, após análise técnica e jurídica”.

“Trata-se de imóveis com diferentes tipologias e escalas, desde edifícios devolutos localizados em contexto urbano até terrenos com potencial de construção nova, distribuídos por todo o território nacional, com especial incidência em zonas sob elevada pressão habitacional”, explica.

O Ministério salienta que este levantamento integra o Inventário Nacional de Imóveis Públicos, é contínuo e atualizado anualmente. Avança ainda que “em termos de execução concreta, já foram intervencionados 131 imóveis, tendo resultado na criação de 187 habitações”.

Na mesma resposta, destaca ainda “a cooperação com o poder local”, já que até ao momento foram transferidos 51 imóveis para 21 municípios, incluindo Lisboa, Porto, Almada, Cascais, Sintra ou Vila Nova de Gaia.

No entanto, não se compromete com uma calendarização exata para a conclusão integral do levantamento nacional, devido à “complexidade” e à “dimensão desta operação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IHRU identifica 528 imóveis públicos viáveis para habitação. Maioria situa-se em Lisboa e Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião