Avaliação das casas pelos bancos dispara 18% em junho. Valor do metro quadrado bate novo recorde de 1.911 euros
O valor mediano de avaliação bancária das casas nunca antes tinha ultrapassado os 1.900 euros o metro quadrado. Essa barreira acaba de ser quebrada, devido a um aumento anual de mais de 18%.
O mercado imobiliário em Portugal acaba de bater mais um recorde. O valor mediano a que os bancos avaliam o metro quadrado das casas antes de concederem crédito a habitação atingiu, no passado mês de junho, os 1.911 euros.
Trata-se de um crescimento superior a 18% face ao mesmo mês do ano passado. É também a primeira vez que a mediana da avaliação bancária ultrapassa os 1.900 euros, de acordo com a série do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A informação resulta do último Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação do INE, publicado esta segunda-feira. O instituto destaca que o número de avaliações realizadas em junho caiu 7,5% face a maio e aumentou 2,8% face a junho de 2024.
Valor mediano de avaliação bancária das casas:

De acordo com o INE, foi na região Oeste e Vale do Tejo que foi registado o aumento mais expressivo do valor do metro quadrado, na ordem dos 2,5%. Pelo contrário, a única descida foi observada no Alentejo (-0,3%).
Analisando os apartamentos, verifica-se que o valor mediano do metro quadrado de apartamentos foi superior à mediana geral do país, fixando-se em 2.208 euros e um crescimento de 22,9% em junho. A Grande Lisboa registou o valor mais alto, de 2.940 euros por metro quadrado, enquanto o crescimento homólogo mais expressivo foi na Península de Setúbal.
Quando às moradias, o valor mediano foi de 1.389 euros por metro quadrado, mais 9,2% do que no mesmo mês de 2024. O valor mais elevado foi, novamente, o da Grande Lisboa, onde a mediana da avaliação do metro quadrado foi de 2.669 euros, e o maior crescimento também foi o da Península de Setúbal, de 17,2%.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h21)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Avaliação das casas pelos bancos dispara 18% em junho. Valor do metro quadrado bate novo recorde de 1.911 euros
{{ noCommentsLabel }}