Euronext lança oferta de 426 milhões de euros para comprar Bolsa de Atenas
A oferta da Euronext para comprar 100% da Bolsa de Atenas conta com o aval unânime do conselho de administração do operador helénico e deverá ficar fechada até ao final do ano.

A gigante pan-europeia dos mercados financeiros Euronext anunciou uma oferta pública de aquisição (OPA) para comprar 100% da operadora da Bolsa de Atenas (ATHEX), num negócio, avaliado em aproximadamente 425,9 milhões de euros, e após terem surgido rumores sobre esta operação no início do mês, levando inclusive a Euronext a emitir um comunicado relativamente ao interesse no operador helénico.
“Com a oferta anunciada para adquirir a ATHEX, a operadora do mercado de capitais grego, a Euronext dá um passo significativo em direção a um mercado de capitais mais integrado e mais competitivo na Europa“, refere Stéphane Boujnah, CEO da Euronext, num comunicado enviado esta quinta-feira ao mercado.
Com esta aquisição, a Euronext, que gere sete bolsas europeias, incluindo a Euronext Lisboa, assume também o “compromisso para progredir em direção a uma União de Poupança e Investimentos na Europa sem precedentes”, destaca ainda Stéphane Boujnah.
A Euronext projeta sinergias anuais de 12 milhões de euros até ao final de 2028 com a aquisição de 100% do capital do operado do mercado de capitais helénico.
A oferta assume uma taxa de conversão fixa de 20 ações ordinárias da ATHEX por cada nova ação da Euronext, numa operação integralmente estruturada como troca de ações, que corresponde a um valor do negócio de cerca de 412,8 milhões de euros numa base totalmente diluída. Com base no preço de fecho da Euronext de 142,7 euros esta quarta-feira (30 de julho), a oferta valoriza cada ação da ATHEX em 7,14 euros por ação.
O prémio oferecido aos acionistas da bolsa helénica é de aproximadamente 27% sobre o preço médio ponderado por volume das ações da ATHEX nos últimos três meses, calculado a 30 de junho de 2025, refere a Euronext em comunicado.
Desde o arranque do ano que as ações da ATHEX acumulam uma valorização de 58%, mas negoceiam atualmente com uma queda de 2,6% para os 7,04 euros. Também em queda segue a Euronext, com as ações a desvalorizarem 1,5% até aos 140 euros. Desde o arranque do ano que os títulos da Euronext acumulam ganhos de quase 30%.
A Euronext projeta sinergias anuais de 12 milhões de euros até ao final de 2028 com esta aquisição, principalmente através da migração da negociação grega para a plataforma Optiq e da harmonização das funções centrais. Para materializar estas sinergias, a empresa estima custos de implementação de 25 milhões de euros. “A transação deverá ser lucrativa para os acionistas da Euronext após a concretização das sinergias no primeiro ano”, destaca ainda a Euronext em comunicado.
Visão estratégica para o sudeste da Europa
No ano passado, a operação da ATHEX gerou receitas líquidas de 52 milhões de euros, um aumento de 76% comparado com 2020, e 23,7 milhões de euros de EBITDA (três vezes superior vs. 2020) e, segundo a Euronext, “espera-se que a economia grega continue a apoiar significativamente o negócio da bolsa, por uma reavaliação contínua dos ativos e de um aumento do apelo internacional.”
O grupo helénico tem um portefólio de operações diversificado por custódia e liquidação, compensação, negociação de ações e derivados, serviços de tecnologias de informação e digitais, listagem e serviços de dados. No primeiro semestre deste ano, “49% das receitas da ATHEX foram geradas pelo seu negócio de CSD (Centrais de Valores Mobiliários) e compensação, demonstrando a solidez do modelo de negócio”, destaca ainda a empresa liderada por Stéphane Boujnah em comunicado.
Com cerca de 150 empresas cotadas e uma capitalização de mercado média de 127 mil milhões de euros no primeiro semestre, a ATHEX registou volumes diários médios de aproximadamente 198 milhões de euros em ações e 51.600 contratos de derivados.
A transação deverá estar aberta para aceitação a partir do quarto trimestre, com conclusão prevista para o final deste ano.
O Conselho de Administração da ATHEX manifestou apoio unânime à oferta e assinou um acordo de cooperação com a Euronext. Todos os membros do Conselho de Administração detentores de ações da ATHEX, incluindo o CEO Yiannos Kontopoulos, comprometeram-se a aceitar a oferta, sujeito à emissão de uma opinião fundamentada favorável do Conselho de Administração.
A oferta está sujeita a uma condição mínima de aceitação de 67% do capital social votante da ATHEX, embora a Euronext se reserve o direito de alterar este nível conforme a lei grega. A transação deverá estar aberta para aceitação a partir do quarto trimestre de 2025, com conclusão prevista para o final deste ano, sujeita a aprovações regulamentares, refere o documento que acompanha a oferta.
A aquisição da operadora helénica posiciona a Grécia como um novo centro estratégico para o desenvolvimento da Euronext na região do Sudeste europeu. “A Euronext visa expandir ainda mais a sua pegada geográfica para a Grécia e estabelecer um centro de financiamento na região do Sudeste da Europa através da ATHEX”, explica Stéphane Boujnah.
O CEO da Euronext destaca também que “a Grécia teve um forte crescimento económico nos últimos anos, apoiado pelo aumento do investimento, crescente confiança internacional e indicadores económicos sólidos. Este é o momento certo para investir na Grécia.”
A integração da ATHEX na Euronext permitirá que os participantes dos mercados financeiros gregos se juntem a uma rede de mais de 1.800 empresas cotadas com uma capitalização de mercado combinada superior a 6 biliões de euros, com a Euronext a ser responsável pela gestão de aproximadamente 25% da atividade de negociação de ações europeias.
Esta aquisição representa mais um capítulo na estratégia expansionista da Euronext, que desde 2018 tem demonstrado capacidade de integração e criação de valor nos mercados europeus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euronext lança oferta de 426 milhões de euros para comprar Bolsa de Atenas
{{ noCommentsLabel }}