Perplexity lança oferta para comprar Chrome à Google por 34,5 mil milhões

A tecnológica norte-americana, concorrente da OpenAI na área da inteligência artificial, pretende ficar com o Chrome para desafiar a Google no negócio dos navegadores de internet.

A tecnológica norte-americana Perplexity apresentou esta terça-feira uma oferta de aquisição do navegador de internet Chrome à Google por 34,5 mil milhões de dólares (cerca de 29,5 mil milhões de euros).

O plano de negócio da empresa especializada em Inteligência Artificial (IA) foi avançado pelo Wall Street Journal (WSJ) e confirmado de seguida pelas agências Bloomberg e Reuters. A concorrente da OpenAI pretende ficar com o browser Chrome para desafiar a Google, que é vista como a ‘rainha e senhora’ das pesquisas na web.

A proposta de compra da Perplexity, uma das empresas mais relevantes no mercado da IA, é significativamente superior à sua própria avaliação, que é de aproximadamente 18 mil milhões de dólares (16,4 mil milhões de euros). Segundo o WSJ, vários investidores, incluindo grandes fundos de capital de risco, concordaram em apoiar esta transação.

A Perplexity, com sede em São Francisco, desenvolveu um sistema rival ao ChatGPT e é apoiada financeiramente pelo bilionário Jeff Bezos e por empresas como a Nvidia.

Em marcha está uma estratégia de aquisições que envolve navegadores de internet e também redes sociais. Apesar dos vários nomes de interessados em comprar o TikTok à chinesa ByteDance, a Perplexity AI foi das poucas a apresentar, no início deste ano, uma oferta formal pela rede social dos vídeos curtos que está à venda nos Estados Unidos.

A Perplexity pretende fundir-se com o TikTok e implementar várias mudanças, nomeadamente: reconstruir o algoritmo a partir de informação vinda de data centers dos EUA controlados por norte-americanos, tornar o sistema de recomendação “transparente” e de código aberto (open source) e construir a infraestrutura de IA com chips Nvidia Dynamo.

Ou seja, americanizar a app. “A Perplexity está singularmente posicionada para reconstruir o algoritmo do TikTok sem criar um monopólio, combinando capacidades técnicas de classe mundial com a independência de Little Tech [das pequenas tecnológicas]”, justificou a empresa.

Em outubro do ano passado, a Perplexity foi processada em tribunal pela Dow Jones, editora do WSJ, e pelo jornal New York Post, ambos de Rupert Murdoch, por alegada violação de direitos de autor, nomeadamente uma “quantidade massiva de cópias ilegais” do trabalho destes meios de comunicação social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Perplexity lança oferta para comprar Chrome à Google por 34,5 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião