Exclusivo Só dois projetos do consórcio da IA estão concluídos e nenhum é da Unbabel
"O não cumprimento de obrigações assumidas ou de PPS, conduzirá, necessariamente, à devolução de montantes já recebidos", garante IAPMEI.
Dos mais de mais vinte projetos a realizar no âmbito do consórcio de IA liderada pela Unbabel apenas dois estão concluídos e nenhum deles é da líder do consórcio financiado em mais de 50 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PPR). Os quatros projetos da scaleup nacional, que acaba de ser comprada pela americana TransPerfect, estão “em curso”, garante o IAPMEI. Em caso de incumprimento, a empresa terá de devolver montantes já recebidos. Ao organismo ainda não chegou nenhum pedido de autorização para mudança de liderança do consórcio.
A taxa de execução financeira do consórcio está nos 66%. O valor “reflete a despesa já realizada, associada ao conjunto das atividades previstas, que concorrem para os diferentes PPS (Produtos, Processos e Serviços)”, refere fonte oficial do IAPMEI ao ECO.
“Cada PPS, consoante a sua complexidade, natureza e planeamento, encontra-se em estádios distintos de execução, o que é natural no âmbito de uma Agenda desta dimensão e número de entidades envolvidas (22)”, diz ainda. Destes, apenas dois estavam concluídos, segundo os dados adiantados pelo IAPMEI ao ECO, referente ao 2.º trimestre de 2025.
Algum deles da Unbabel, a líder do consórcio? “Esta empresa [Unbabel] é responsável por quatro PPS”, diz o IAPMEI. “Todos se encontram em curso, estando o IAPMEI a acompanhar e a avaliar a execução física dos mesmos”, adianta fonte oficial do organismo, citando dados relativos ao 2.º trimestre de 2025.
Em agosto, em entrevista ao ECO, Vasco Pedro, CEO da Unbabel, quando questionado sobre o estado dos projetos da empresa no âmbito do consórcio, dizia: “Os projetos da Unbabel estão acabados. Estamos a finalizar e será feito em breve.”
Verbas terão de ser devolvidas se projetos ficarem por concluir
Do apoio total de 51,27 milhões de euros, não reembolsável, atribuído ao consórcio já foram pagos 37,75 milhões de euros, de acordo com dados oficiais disponibilizados no portal Mais Transparência. Deste valor, 14,13 milhões foram pagos à Unbabel, 6,57 milhões à Sword e 2,38 milhões à Priberam, os três maiores beneficiários.
O ECO questionou o IAPMEI em que circunstâncias, as entidades participantes do consórcio teriam de fazer a devolução das verbas já recebidas. “As regras aplicáveis a este caso são exatamente iguais ao de qualquer outro. Ou seja, o não cumprimento de obrigações assumidas ou de PPS, conduzirá, necessariamente, à devolução de montantes já recebidos”, afiança fonte oficial do IAPMEI.
Liderança do consórcio muda em setembro
Com a venda da Unbabel à multinacional norte-americana, a liderança do consórcio vai mudar para um novo parceiro, adiantou Vasco Pedro ao ECO, o que deverá acontecer já no início de setembro.
A mudança terá de obter luz verde do IAPMEI, como noticiou o ECO. Mas, “até este momento o IAPMEI não recebeu nenhum pedido de autorização de alteração dessa liderança”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Só dois projetos do consórcio da IA estão concluídos e nenhum é da Unbabel
{{ noCommentsLabel }}