PCP não vai assistir a discurso do presidente ucraniano no Parlamento

Os deputados comunistas serão os únicos a não assistir ao discurso de Volodymyr Zelensky agendado para esta quinta-feira, às 17h, no Parlamento.

A bancada comunista não vai assistir esta quinta-feira ao discurso do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Assembleia da República. “O PCP não participará numa sessão na Assembleia da República concebida para dar palco à instigação da escalada da guerra contrária à construção do caminho para a paz, com a participação de alguém, como Volodymyr Zelensky, que personifica um poder xenófobo e belicista rodeado e sustentado de forças de cariz fascista e neonazi”, anunciou a deputada Paula Santos em declarações ao jornalistas.

Questionada quanto a esta tomada de posição, Paula Santos defendeu que a intervenção do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, “não é um contributo para a paz”, havendo sempre “um apelo à intervenção e participação da NATO na guerra”. O PCP entende que as intervenções de Zelensky têm sempre “uma lógica de confronto para continuar uma situação de guerra, e não para encontrar uma solução pacífica para a paz”.

Paula Santos acrescentou ainda que, neste sentido, “a Assembleia da República (AR) não pode ser instrumentalizada, e não pode dar palco com o objetivo da promoção da guerra e não da paz”. A deputada destacou que o papel da AR, e do país, deve ser o de contribuição para o cessar-fogo, encontrar uma solução negociada de segurança comum, e para uma paz duradoura para os povos da Europa.

Para este fim, o PCP colocou-se contra o que considera ser uma “corrida aos armamentos” e de “sanções que só contribuem para a confrontação”, e defende que deve ser feito o contrário, a promoção do diálogo. Paula Santos condenou ainda a postura de quem “afirma que quer a paz, mas depois, na prática, todas as ações que apoiam são da continuação da guerra”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP não vai assistir a discurso do presidente ucraniano no Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião