Caravela entra nos seguros agrícolas com a Safe-Crop

  • ECO Seguros
  • 21 Abril 2022

A seguradora junta-se à agência de subscrição especializada para lançar um seguro de colheitas que marca a entrada nos mercados agrícola e florestal. No setor apenas 6% dos riscos estão cobertos.

A equipa do novo seguro. Do lado da Safe-Crop Filipe Charters de Azevedo, António Quadros e Costa e Rodrigo Chaves. Pela Caravela o diretor Técnico Rui Machado.

A Safe-Crop, agência de mediação independente vocacionada para seguros agrícolas, aliou-se à Caravela Companhia de Seguros para lançar o Seguro de Colheitas, o primeiro produto da seguradora dedicado ao setor agrícola. Este seguro visa segurar a produção, garantindo ao agricultor uma indemnização em caso de sinistro de origem meteorológica. O custo do prémio de seguro é apoiado até ao nível máximo de 70% e conta com comparticipação comunitária.

O novo produto foi apresentado na Ovibeja, a maior feira agrícola realizada anualmente pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, que arrancou esta quinta feira e, com ele, a Safe-Crop “pretende diversificar as linhas de distribuição e de acompanhamento das peritagens de forma a estar mais próxima do cliente”.

“Queremos estar junto dos agricultores portugueses e apostar em soluções especializadas em cada área de negócio. Os desafios do setor agrícola, pautados por uma enorme incerteza climatérica, são por isso uma área que carece da especial atenção das seguradoras”, afirma Rui Machado. diretor técnico da Caravela, explicando a escolha para anunciar o Seguro Colheitas na Ovibeja “um evento considerado um importante motor do desenvolvimento e promoção da cultura e da economia do Alentejo, tanto do ponto vista económico como social”.

Riscos agrícolas são oportunidade e desafio

Apenas 6% de toda a produção agrícola está abrangida por apólices de Seguro, se excluirmos o setor vinícola. Esta reduzida penetração dos seguros no setor agrícola, constitui uma oportunidade e um desafio”, explica Filipe Charters de Azevedo, sócio da Safe-Crop, “os riscos climáticos são uma preocupação de todos os que trabalham no campo, e basta por vezes uma chuva mais forte, um granizo, ou qualquer outro evento, que os produtores ficam sem o trabalho e sem a fonte de receita de um ano”.

Já Rodrigo Chaves, outro membro da Safe-Crop, afirma que “apesar dos apoios públicos promoverem uma contratação coletiva de seguros de colheitas, a verdade é que o mercado é atomizado, por vezes com áreas muito pequenas. Temos de encontrar formas de chegar a todos os produtores” destaca.

“As peritagens são também um desafio”, salienta Filipe Charters. “São o momento da verdade do serviço que prestamos. A transparência e a capacidade de resolução são fundamentais e queremos ter uma postura diferenciadora também neste mercado.”

A Caravela é uma Companhia de Seguros Não Vida, focada em clientes Particulares e nas Pequenas e Médias Empresas, com uma oferta relevante através de mediadores tendo atingido, em 2021, cerca de 115 milhões de euros em receitas de prémios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caravela entra nos seguros agrícolas com a Safe-Crop

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião