Tesla já tem oferta própria de seguro em sete Estados americanos
Marca fundada por Elon Musk cresce na oferta de seguros, já como tomadora de risco automóvel em sete dos Estados Unidos da América. Em 2023, o seguro Tesla estará em escalada internacional.
O negócio de seguro automóvel próprio da Tesla, marca de carros elétricos liderada pelo multimilionário Elon Musk, já cobre sete jurisdições estatuais dos EUA. Colorado, Oregon e Virginia são os mais recentes lançamentos na incursão da Tesla enquanto companhia subscritora e tomadora do risco, indica comunicado de resultados trimestrais da fabricante que, no 1ºT, contabilizou 18,76 mil milhões de dólares em faturação (+81% comparativamente a igual período de 2021), com lucro líquido a acelerar mais de 650% (em base GAAP – norma contabilística geralmente aceite), para cerca de 3,32 mil milhões de dólares e mais do que a triplicar os ganhos por ação (eps), para 3,22 dólares/título (em base non-GAAP).
Além dos novos três estados norte-americanos, a companhia já assegurava cobertura auto em outros quatro (Arizona, Ohio, Texas e Califórnia), sendo que a Califórnia é o único onde enfrenta proibição de usar o seu software de dados que pontuam o desempenho de segurança (nos hábitos de condução) para ajustar o valor dos prémios cobrados aos automobilistas.
O seguro criado pela Tesla oferece aos condutores a oportunidade de pagar menos pela apólice automóvel se os seus hábitos de condução se aproximarem do que a construtora considera serem os melhores padrões de segurança ao volante. O computador de bordo do veículo monitoriza os parâmetros de condução segura e transforma-os numa pontuação que os condutores podem verificar nos seus smartphones (na Califórnia também podem aceder a esses dados, mas a regulação local não permite que sejam utilizados para nivelar os prémios).
Tendo aumentado para sete o número de jurisdições com oferta própria, a Tesla planeia ter o seu seguro disponível na maioria dos Estados Unidos até final de 2022 e, segundo outras fontes, estará em condições de o comercializar fora dos Estados Unidos a partir de 2023. Entre os fatores que diferenciam a oferta seguradora da marca do restante mercado, destaca-se o facto de a companhia não usar critérios atuariais tradicionais (como idade, estado civil, género e historial de sinistros).
A empresa informou sobre a evolução da atividade seguradora na rubrica “Serviços e outros”, onde inclui as receitas com venda e usados, exploração de merchandising e centros de colisão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tesla já tem oferta própria de seguro em sete Estados americanos
{{ noCommentsLabel }}