BRANDS' ECOSEGUROS Tudo o que deve saber sobre seguros de Responsabilidade Civil Exploração

  • BRANDS' ECOSEGUROS
  • 27 Abril 2022

Sabia que este é um seguro que pode ser subscrito por empresas ou individuais, com uma atividade industrial comercial ou de prestação de serviços? E que coberturas prevê? Descubra tudo aqui.

O seguro de Responsabilidade Civil Exploração salvaguarda o património e atividade, na medida em que garante a responsabilidade civil extracontratual, que ao abrigo da lei civil seja imputável ao tomador do seguro ou segurado, decorrente do exercício da sua atividade comercial, industrial ou de serviços, até à entrega dos seus produtos ou trabalhos.

Este seguro pode ser subscrito por empresas ou individuais que exerçam uma atividade industrial, comercial ou de prestação de serviços e oferece vários tipos de cobertura de danos patrimoniais e não patrimoniais, decorrentes de lesões corporais ou materiais causados:

  • A terceiros no exercício da sua atividade, pelos empregados, instalações, máquinas utilizadas, etc;
  • Decorrentes de atos ou de omissões com culpa ou negligência dos empregados ou técnicos que atuem em nome do segurado no desempenho das suas funções, para o desenvolvimento da atividade;
  • A edifícios, estruturas ou instalações adjacentes;
  • Que o segurado seja subsidiariamente responsável e provocados por pessoas ou entidades subcontratadas;
  • Pelas mercadorias transportadas (mercadorias e materiais destinados à atividade segura), quer durante o transporte quer durante as operações de carga e descarga;
  • Ocorridos durante a realização de viagens de negócios ou por ocasião da participação em congressos;
  • Entre outras…

Neste contexto, damos como exemplo:

  1. Uma empresa que efetua trabalhos de limpeza, tendo contratado um seguro de responsabilidade civil de exploração para cobrir eventuais danos decorrentes daquela atividade que, precisamente nas suas normais tarefas, ocorreu um sinistro em casa de um cliente, culminando na alteração da cor do tecido de um sofá.
  2. Um sinistro terá provocado danos num edifício contíguo ao local no qual decorria uma empreitada de instalação da rede de gás natural, com recurso a abertura e compactação de valas para a instalação de tubagem.

Na WR Berkley tentamos apresentar sempre soluções de seguro abrangentes, para que possamos cumprir o estabelecido no nº 1 do artigo 43.º do regime jurídico do contrato de seguro (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 72/2008, de 16 de abril):

1 – O segurado deve ter um interesse digno de proteção legal relativamente ao risco coberto…

Por esse motivo, a nossa solução de Responsabilidade Civil Exploração inclui na cobertura base os danos causados decorrentes de atos ou de omissões com culpa ou negligência dos empregados ou técnicos que atuem em nome do segurado no desempenho das suas funções, para o desenvolvimento da atividade.

A companhia de seguros WR BERKLEY foi fundada em 1967, sendo atualmente uma das principais seguradoras norte-americanas a operar na área Property & Casualty. O Grupo está presente em Portugal desde 2019, sendo desenvolvida a atividade em regime de LPS (Livre Prestação de Serviços) sob coordenação da sucursal espanhola.

Oferece atualmente soluções de “Financial Lines”, RC Geral, Medical Malpractice e Responsabilidade Ambiental.

“Construímos relações de cooperação e colaboração com os nossos clientes (os mediadores), esforçando-nos cada dia para gerar benefícios mútuos e satisfação das partes envolvidas (win-win), sendo que atualmente trabalhamos com mais de mil brokers profissionais que confiam nos nossos produtos, serviços e apoio. Temos à disposição dos mediadores portugueses uma equipa de mais de 50 profissionais, uma plataforma online para cotar e emitir apólices (BE-Net) bem como outras ferramentas digitais (TOOLKIT) que têm como objetivo ‘facilitar a vida’ do mediador que colabora connosco. Consideramos que a proximidade com o mediador é o nosso ponto forte!”, refere a companhia em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tudo o que deve saber sobre seguros de Responsabilidade Civil Exploração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião