Leão na corrida ao Mecanismo Europeu de Estabilidade, segundo o Financial Times

  • ECO
  • 29 Abril 2022

O ex-ministro das Finanças, João Leão, é um dos nomes avançados pelo diário britânico para suceder ao alemão Klaus Regling à frente do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

João Leão está na lista, avançada pelo Financial Times, com os potenciais candidatos ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). A corrida para a sucessão de Klaus Regling, há dez anos no cargo, começa na próxima semana e a pouco e pouco começam a surgir os primeiros nomes.

O luxemburguês Pierre Gramegna, antigo ministro das Finanças, é outro dos potenciais candidatos, indica o diário britânico, tal como o italiano Marco Buti, chefe de gabinete do comissário europeu Paolo Gentiloni, e o holandês Menno Snel, que também foi responsável da Secretaria de Estado das Finanças.

Até ao momento não existem candidatos formais uma vez que o processo só arranca no início de maio. Até à próxima segunda-feira, serão enviadas as propostas pelos governadores do MEE, ou seja, os ministros das Finanças depois de vários contactos prévios para obter os apoios necessários.

Os ministros das Finanças da zona euro devem decidir em maio quem será o novo presidente da instituição europeia responsável pelo apoio financeiro a Estados-membros do euro afetados ou ameaçados por dificuldades de financiamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leão na corrida ao Mecanismo Europeu de Estabilidade, segundo o Financial Times

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião