Uma enorme vitória para as liberdades civispremium

A inconstitucionalidade da lei dos metadados é um avanço tremendamente importante para a manutenção da nossa liberdade digital.

Demorou mas foi. O Tribunal Constitucional (TC) aproveitou a semana do 25 de abril para dar a todos os portugueses a garantia de que os seus direitos digitais vão continuar a ser preservados. O TC declarou que a chamada "Lei dos Metadados" é inconstitucionale tem de ser eliminada. A decisão foi tomada contra os desejos do Governo e dos grupinhos habituais da paranóia securitária. O que estava em causa era a captação e arquivamento de todos os dados relacionados com comunicações digitais em Portugal. Não o conteúdo das comunicações, mas os dados relacionados com essas comunicações. Ora, o binómio número/aparelho de telemóvel é hoje o equivalente ao Cartão de Cidadão digital. Quem quer que aceda aos dados emanados de um aparelho toma imediatamente posse de uma panóplia imensa de dados

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.