Covid-19: Segunda dose de reforço para pessoas com mais de 80 anos começa na próxima semana

  • Joana Abrantes Gomes
  • 12 Maio 2022

Residentes em lares vão receber segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a partir de 16 de maio. Pessoas a partir dos 80 anos começam a ser vacinadas durante a próxima semana.

As pessoas a partir dos 80 anos e as residentes em lares vão receber uma segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19, informou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). Nos lares, a vacinação tem início na segunda-feira, dia 16 de maio, enquanto as pessoas com 80 ou mais anos começam a ser vacinadas durante a próxima semana nos centros de vacinação ou nos centros de saúde.

Em comunicado, a DGS detalha que, tal como aconteceu noutras fases da vacinação, “as pessoas com mais de 80 anos serão convocadas por agendamento local, através de SMS ou chamada telefónica“.

A decisão de vacinar esta faixa etária e os residentes de lares com a segunda dose de reforço partiu de uma recomendação da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 (CTVC), que afirma que o objetivo é melhorar a proteção da população mais vulnerável face ao atual aumento da incidência de casos de SARS-CoV-2 no país.

“A população elegível é de cerca de 750 mil pessoas, que devem ser vacinadas com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou após um diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, ou seja, este reforço abrange também as pessoas que recuperaram da infeção”, lê-se ainda na nota do organismo de saúde.

Na semana passada, a ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha anunciado que a administração da quarta dose da vacina contra a Covid-19 estava a ser equacionada para as pessoas entre 60 e 80 anos.

A DGS anunciou ainda que os jovens entre os 12 e os 15 anos com condições de imunossupressão receberão uma dose adicional da vacina contra a Covid-19, na sequência de parecer favorável da CTVC.

(Notícia atualizada às 20h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: Segunda dose de reforço para pessoas com mais de 80 anos começa na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião