Clube Chapas resgata em Itália uma apólice de seguros portuguesa de 1799
Vitor Alegria arrematou, num leiloeiro italiano, uma apólice de incêndio para casas na Rua Augusta em Lisboa datada de 1799. O documento volta a Portugal.
O Clube Chapas arrematou, num leilão em Itália, um documento que é uma apólice do seguro de fogo da sociedade Caldas, Machado, Gildemeester, DLZ, e Companhia, firmada com Jozé João Dias da Silva, em 25 de novembro de 1799, garantindo o risco contra fogo de uma propriedade de casas na Rua Augusta.
A Caldas, Machado, Gildemeester, DLZ, e Companhia, fundada em 1792, é uma das mais antigas sociedades de seguros em Portugal, só precedida pela Companhia Permanente de Seguros em Lisboa, que surgiu um ano antes.
A aquisição verificou-se junto de um leiloeiro italiano no passado dia 10 de maio, “dia em se completaram 729 anos de história do seguro em Portugal” garante Vitor Alegria, por a história se ter iniciado com a designada Bolsa Dionisina, decretada por D. Dinis em 10 de maio de 1293 e que impunha mesmo uma multa para quem não cumprisse as suas disposições legais.
A apólice, datada de 1799, retrata a forma de contratação do risco e respetiva avaliação, e o documento é encimado pelas letras “JMJ” que traduziam a fé na proteção divina sobre o risco, ao invocarem “Jesus, Maria e José”. Na iconografia da sociedade de seguros identificam-se os dois riscos que se protegiam à época, o marítimo e o fogo.
A imagem do símbolo da Caldas, Machado, Gildemeester pretende transmitir a ideia de segurança e justiça em caso de ocorrência de sinistro, com estes bons valores ligados, acorrentados, à mesma. Curiosamente, esta iconografia é parcialmente reproduzida na capa da obra de referência de Oliveira Marques “Para a História dos Seguros em Portugal – notas e documentos”.
Comentando a descoberta e a sua aquisição, Vítor Alegria, cofundador e presidente do Clube Chapas, reafirmou “a determinação da equipa que lidero na salvaguarda da história do seguro em Portugal e promete perseguir outros achados”. O CHAPAS – Clube História e Acervo Português da Atividade desenvolve há mais de uma dezena de anos um trabalho de recolha, preservação e divulgação da história do seguro em Portugal.
Muito do acervo pode ser visto no museu virtual de seguros
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Clube Chapas resgata em Itália uma apólice de seguros portuguesa de 1799
{{ noCommentsLabel }}