Portugal só é um offshore para a demagogia políticapremium

Há que taxar criptoactivos, mas faça-se de forma estratégica, contribuindo para o desenvolvimento desta indústria emergente que tem transformado Portugal num dos centros globais da economia digital.

O Bloco de Esquerda voltou à ribalta com uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado 2022 para “tributar ganhos com criptomoedas como qualquer outra mais-valia”. É um tema que importa debater. Mas as declarações do Partido não convidam à discussão, com a deputada Mariana Mortágua a afiançar que é incompreensível que o governo defenda a existência de “um offshore de criptomoedas ao mesmo tempo que se castigam as pessoas com os impostos sobre a energia, sobre o seu trabalho, sobre todos os outros rendimentos”. Será esse o caso? Não, é apenas demagogia política. Assim, importa retomar o debate sério sobre o desenvolvimento tecnológico de Portugal e perceber que este cantinho à beira-mar plantado não só não é nenhum “offshore regulatório e fiscal de criptomoedas”, como também não há

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.