Alemanha defende dose única de vacina contra a Covid-19 em crianças

STIKO defende dose única da vacina contra a Covid-19 em crianças dos 5 aos 11 anos, e estima que 77,5% das crianças neste grupo já têm alguma imunidade através de infeções anteriores, e da vacinação.

O Comité Permanente para a Vacinação do Instituto Robert Koch (STIKO, na sigla alemã) considera que uma única dose da vacina contra a Covid-19 é suficiente para as crianças saudáveis entre os 5 e os 11 anos, de acordo com a agência Reuters (acesso condicionado). No entender da entidade, esta tomada de posição deve-se ao facto de uma maioria destas crianças já ter estado infetada anteriormente.

Para Martin Terhardt, membro da direção da STIKO, há que “assumir que a taxa de propagação” do vírus nas crianças é “a mais elevada”, pelo que “por este motivo, é razoável administrar apenas uma vacina”, acrescentou. A posição é defendida pelos 18 membros da direção da STIKO, mas vai de encontro com a decisão dos reguladores europeus, que defendem um regime de duas doses na faixa etária em questão.

O ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, já expressou o seu apoio para com a decisão da STIKO, e admitiu esperar que a vacina seja “bem recebida”, embora sublinhe a necessidade de não “exercer pressão”. Segundo as recomendações da STIKO, as crianças em risco de infeção grave por Covid-19 devem receber três doses da vacina, e as que vivem com uma pessoa em situação de risco devem receber duas.

Até à data, cerca de 22% das crianças entre os 5 e os 11 anos já receberam pelo menos uma vacina contra a Covid-19 na Alemanha. Portugal, em comparação, já registava a 16 de maio uma taxa de vacinação completa de 37% no mesmo grupo etário, mas também a Espanha, Dinamarca e Áustria registam uma taxa superior à Alemanha. No entanto, a STIKO estima que 77,5% das crianças, dos 5 aos 11 anos, já tenha adquirido alguma imunidade através de infeções anteriores, ou pela vacinação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha defende dose única de vacina contra a Covid-19 em crianças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião