António Pontes Correia distinguido com prémio carreira da Deloitte

Com uma carreira de quase 40 anos dedicada à gestão da dívida pública, António Pontes Correia, 70 anos, foi distinguido com o prémio Lifetime Achievement Award da Deloitte.

António Pontes Correia, IGCPHugo Amaral/ECO

António Pontes Correia, membro do conselho de administração da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, foi distinguido com o prémio Lifetime Achievement Award dos Investor Relations & Governance Awards (IRGAwards) da Deloitte, uma iniciativa que premiou os gestores e empresas que se destacaram no último ano em Portugal.

“Associo este prémio a todas as pessoas que trabalharam comigo na Junta do Crédito Público e no IGCP e com quem tive o privilégio de construir o IGCP”, afirmou Pontes Correia após a homenagem de Vítor Bento, com quem trabalhou na agência da dívida pública. “É discreto, mas seguro, confiável e conhecedor. Aqueles que com ele trabalharam podem assegurar a qualidade do trabalho conseguido”, disse.

Pontes Correia, 70 anos, tem uma carreira profissional dedicada ao serviço público, nomeadamente na gestão da dívida pública nas últimas quatro décadas, atravessando vários governos, e que foram marcadas nos tempos mais recentes por uma crise de desconfiança sem precedentes em relação a Portugal (2011) que obrigou a um pedido de assistência à troika.

Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia, António Pontes Correia iniciou a sua carreira como professor do ensino secundário entre 1976 e 1978, antes de ingressar nos Serviços Financeiros da Direção-Geral da Junta do Crédito Público como diretor.

Entre 1983 e 1993, foi subdiretor-geral da Junta do Crédito Público, organismo que dirigiu nos três anos seguintes, até 1996, quando se deu a criação do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, para preparar o país para a entrada do Euro, em 2002. Pelo meio, foi representante do Ministério das Finanças em vários grupos de trabalho, como aquele que foi criado para fixar as indemnizações no âmbito da reforma agrária ou para estudar os sistemas possíveis da poupança habitação.

Foi vogal no conselho diretivo do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público entre 1996 e 2012 e vem ocupando o cargo de vogal no conselho de administração do IGCP desde então sob a liderança de Cristina Casalinho. O mandato da atual equipa terminou no início do ano.

Veja a lista com todos os vencedores da noite:

Prémio CEO em Investor Relations: Miguel Stilwell d’Andrade, EDP
Prémio CFO em Investor Relations: Ana Luísa Virgínia, Jerónimo Martins
Prémio Investor Relations Officer: Nuno Vieira, CTT
Lifetime Achievement Award: António Pontes Correia
Special Award: Caixa Geral de Depósitos
Sustainability Initiative Award: Programa Global de Sustentabilidade da Sogrape
Transformation Award: H2 Usage Improvement for Public Transport da Caetano Bus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Pontes Correia distinguido com prémio carreira da Deloitte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião