Líderes europeus chegam a acordo para embargo ao petróleo russo

  • Lusa
  • 30 Maio 2022

Chefes de Governo da União Europeia chegaram a acordo para um embargo ao petróleo russo, anunciou o presidente do Conselho, explicando estarem em causa dois terços das importações europeias à Rússia.

Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) chegaram segunda-feira a acordo para um embargo ao petróleo russo, anunciou o presidente do Conselho Europeu, explicando estarem em causa dois terços das importações europeias à Rússia. “O acordo para proibir a exportação de petróleo russo para a UE. Isto abrange imediatamente mais de dois terços das importações de petróleo da Rússia, cortando uma enorme fonte de financiamento para a sua máquina de guerra”, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, numa publicação na rede social Twitter.

Na publicação, o responsável destacou “a unidade” no Conselho Europeu, que está hoje e terça-feira reunido em Bruxelas numa cimeira extraordinária, vincando ainda a “máxima pressão sobre a Rússia para acabar com a guerra”.

Depois de difíceis discussões na UE para avançar com um embargo gradual e progressivo ao petróleo russo, como proposto pela Comissão Europeia há quase um mês, o assunto esteve na agenda dos líderes europeus, prevendo-se agora alterações face à proposta inicial, como de a medida abranger dois terços das importações europeias de petróleo da Rússia, ou seja, todo o petróleo marítimo proveniente da Rússia.

O acordo permite embargar as entregas de crude e produtos refinados russos que entram na União Europeia por via marítima (e valem mais de dois terços das importações europeias) e mantém em funcionamento o oleoduto de Druzhba, a única fonte de abastecimento dos países como a Hungria.

Face às críticas de países mais dependentes do petróleo russo, como a Hungria, que ameaça vetar esta decisão, estão previstas ainda exceções temporárias para garantir a segurança do aprovisionamento de certos Estados-membros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes europeus chegam a acordo para embargo ao petróleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião