Zillenials privilegiam seguros nos planos de benefício de empresa

  • ECO Seguros
  • 7 Junho 2022

Necessidades dos trabalhadores jovens vão além dos benefícios tradicionais. Interessam-se pela posição do empregador sobre ambiente, ética e diversidade. Querem benefícios que assegurem bem-estar.

Os Zillennials, expressão associada ao grupo etário dos nascidos entre 1993 e 1998, estão a exigir uma cultura de empresa e um ambiente de trabalho que se alinhe melhor com os seus valores pessoais. Sendo a que se mostra menos satisfeita profissionalmente, mais de metade (53%) destes jovens considera que ter um emprego que não os realiza é uma das maiores causas de stress, estes jovens “são mais criteriosos do que outras gerações na avaliação dos seus empregadores, considerando todos os aspetos da experiência laboral, além dos benefícios tradicionais”, aponta um estudo da seguradora MetLife realizado nos EUA.

Entre 10 pontos que estes jovens consideram obrigatórios ou prioritários num plano de benefícios de empresa, o estudo lista seis que são coberturas de seguros e plano pensões.

Confrontados com esgotamento (burnout) e isolamento social dois anos após o início da pandemia, 53% procurou ajuda para a saúde mental no último ano (vs. 31% de todos os trabalhadores inquiridos). A geração Z tem opinião mais vincada, face aos outros trabalhadores, de que o seu empregador faz apenas o “mínimo possível” para os ajudar a adaptar-se aos novos contextos de trabalho, conclui o relatório MetLife Employee Benefit Trands Study – EBTS (EUA).

As tendências reveladas pelo estudo devem merecer a atenção dos empregadores e que podem aproveitar para fazer uma reflexão sobre as suas próprias práticas laborais. (…), os jovens estão a estabelecer um novo padrão para avaliar a experiência no trabalho. A análise das expectativas desta geração pode servir como um barómetro para o sucesso das políticas de talento,” nota Oscar Herencia, Vice-presidente da Metlife para o sul da Europa e diretor geral para Espanha e Portugal.

A 20ª edição do estudo sobre Tendências nos Benefícios de Trabalhadores nos EUA foca a necessidade de “apoiar experiência global dos trabalhadores.” As novas necessidades dos Zis vão além dos benefícios tradicionais, incluindo-se um maior interesse na posição do empregador face a questões ambientais e éticas (45%), bem como de diversidade, equidade e inclusão (40%) – expectativas “obrigatórias” para este grupo etário. Uma cultura de trabalho que aborde e melhore a saúde social e mental dos trabalhadores “também se tornou uma das principais considerações para os Zillennials,” afirma a MetLIfe referindo que o reconhecimento da importância da vida pessoal, e as políticas que colocam limites ao horário de trabalho dos trabalhadores, aumentaram em importância nos últimos dois anos.

Defendendo a necessidade de um “reforço dos benefícios para melhorar o bem-estar e a satisfação no trabalho,” o estudo afirma que o caminho é de “uma abordagem holística aos benefícios, dado que um em cada quatro dos Z (27%) diz ter considerado mudar de emprego para aceder a um pacote de benefícios melhorado (vs. 19% de todos os trabalhadores). Os benefícios tradicionais continuam a assumir grande importância para a geração Z e “isto é particularmente verdade no caso de seguros de vida e seguros de hospitalização, que saltaram 25 pontos percentuais, 23 pontos percentuais, e 19 pontos percentuais desde 2017 entre esta faixa etária, respetivamente”.

Questionados sobre que benefícios melhorariam o seu bem-estar, os Zillennials apontaram as licenças pagas e não pagas (74%); programas de equilibro da vida profissional e pessoal (67%); benefícios de bem-estar mental, incluindo programas de assistência e reembolso de sessões terapêuticas (62%); e programas de apoio às suas necessidades financeiras (55%), como principais prioridades.

“Para melhorar a satisfação e a retenção de talento, os empregadores precisam de atribuir maior importância aos benefícios. O objetivo é oferecer um pacote completo que dê resposta às principais necessidades das novas gerações. Caso contrário, arriscam-se a ficar para trás na guerra pelo talento,” concluiu Oscar Herencia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zillenials privilegiam seguros nos planos de benefício de empresa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião