Caixa emite 300 milhões em dívida verde a quatro anos

  • ECO
  • 7 Junho 2022

O banco público realizou esta terça-feira a emissão de 300 milhões de títulos em dívida verde, a quatro anos, com possibilidade de reembolso antecipado ao fim de três anos.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) emitiu esta terça-feira 300 milhões de euros em dívida verde, com um cupão de 2,875%, a quatro anos e possibilidade de reembolso antecipado ao fim de três anos, de acordo com um comunicado do banco público ao mercado.

A operação hoje realizada tem a particularidade de ser a primeira emissão “verde” realizada pela Caixa“, refere o banco na nota publicada no site da CMVM, recordando, porém, que se trata da segunda dentro dos critérios ESG (ambientais, sociais e de governo societário).

Assinalando que a emissão “verde” direciona os fundos captados para financiar empréstimos no setor ambiental, o banco liderado por Paulo Macedo detalha que visa promover a eficiência energética ao financiar habitações com certificado energético das classes A+, A e B.

No comunicado, é ainda referido que a emissão “foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais“, tendo recebido ordens de investidores de 12 países, entre os quais se destacam França (21%), Espanha (20%), Portugal (14%), Alemanha (11%) e Reino Unido (10%).

Quanto ao tipo de investidores, salientam-se os fundos de investimento com cerca de 80% do total da emissão. “A característica sustentável da emissão permitiu atrair o interesse de investidores ESG que representaram 78% da alocação da emissão”, acrescenta o banco estatal.

Em setembro de 2021, o banco público estreou-se na emissão de obrigações sustentáveis. Na altura, colocou 500 milhões a 0,4% no prazo de seis anos.

(Notícia atualizada às 20h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa emite 300 milhões em dívida verde a quatro anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião