Quase 26 mil funcionários públicos vão reformar-se até 2023

  • ECO
  • 13 Junho 2022

Secretária de Estado diz que 26 mil trabalhadores do Estado vão atingir idade da reforma em dois anos. Não se compromete com aumentos ao nível da inflação e anuncia nova plataforma de emprego público.

O Governo avança que quase 11 mil funcionários públicos vão atingir este ano a idade da reforma, dos quais 2.800 são das carreiras gerais e os restantes das carreiras especiais, e que em 2023 mais cerca de 15 mil trabalhadores do Estado podem reformar-se, calculando desta forma uma perda de 26 mil pessoas em dois anos.

“A nossa ideia é reforçar o planeamento para percebermos [onde será preciso reforçar dos recursos humanos]. Cada setor vai ter de fazer esse esforço de antecipação das necessidades, atendendo às saídas e às necessidades que se mantêm. Na educação já existe esse planeamento”, sublinha Inês Ramires, secretária de Estado da Administração Pública, em entrevista ao Público (acesso pago).

O número de funcionários públicos estão no nível mais elevado desde 2005, com o aumento de 15 mil trabalhadores entre março de 2021 e de 2022 assente quase totalmente nas áreas da saúde, educação, ciência e tecnologia, e forças de segurança. Porém, a governante assinala que, “apesar de [se estar] a atingir os valores de 2011, o peso do emprego das administrações públicas na população empregada é menor e o perfil [dos trabalhadores] mudou muito”, com as funções do Estado a serem “repensadas” por causa da pandemia.

Sem se comprometer com aumentos salariais ao nível da inflação para o próximo ano — as atualizações serão conjugadas com as medidas para reter os funcionários públicos, que terão um “grande impacto orçamental” –, a secretária de Estado anunciou uma nova plataforma para substituir a Bolsa de Emprego Público (BEP) e que “permitirá desmaterializar a aplicação dos métodos de avaliação”, passando a ser os serviços a fazer a entrevista de avaliação de competências para o preenchimento do perfil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 26 mil funcionários públicos vão reformar-se até 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião