Linha de crédito apoia agricultores com 50 milhões de euros

Linha de crédito com juros bonificados pretende ajudar na tesouraria de "operadores da produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas".

Os agricultores terão acesso a uma linha de crédito com juros bonificados no valor de 50 milhões de euros. A iniciativa dos ministérios das Finanças e da Agricultura e Alimentação pretende apoiar a tesouraria dos “operadores da produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas”, segundo a portaria publicada em Diário da República. A medida entra em vigor amanhã.

Para beneficiarem da medida, os operadores têm de ter a situação regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social, não estarem em processo de insolvência e, “no caso dos operadores da transformação e comercialização, que tenham a forma de cooperativas agrícolas e as organizações e agrupamentos de produtores reconhecidos”.

Cada produtor irá receber até “25% do valor das vendas e outros produtos ou serviços, tendo como referência o melhor dos três últimos exercícios económicos encerrados”, no valor máximo de 200 mil euros.

Os empréstimos terão a validade de três anos “a contar da data de celebração do contrato e amortizáveis anualmente, em prestações de capital de igual montante, vencendo-se a primeira amortização no prazo máximo de dois anos após a data do contrato”.

A nova linha de crédito pretende ajudar os agricultores a lidarem com os efeitos da seca e do preço das matérias-primas, refere a portaria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha de crédito apoia agricultores com 50 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião