Juros do BPP ao Estado ultrapassam 150 milhões de euros

  • ECO
  • 14 Junho 2022

Do empréstimo de 450 milhões de euros em 2008, Estado já recebeu cerca de 407 milhões. Mas juros já ultrapassaram 150 milhões e não serão totalmente pagos.

Os juros do Banco Privado Português (BPP) devidos ao Estado já ultrapassaram os 150 milhões de euros. Contudo, o Estado apenas deverá receber um terço deste montante, que acrescente às garantias estatais concedidas em 2008, segundo a edição desta segunda-feira do jornal Público (acesso condicionado).

Na origem destes juros está o empréstimo contraído pelo BPP no final de 2008, junto de um sindicato de seis bancos, no valor de 450 milhões de euros, montante garantido pelo Estado. Deste ‘envelope’, já foram pagos cerca de 407 milhões de euros.

Sobre o capital em dívida incorre uma taxa de juro anual próxima dos 4%. No total, os juros devidos ultrapassam os 150 milhões de euros. O Estado, contudo, só deverá receber cerca de 50 milhões de euros junto da comissão liquidatária do BPP. O valor remanescente, de cerca de 100 milhões de euros, será convertido em crédito subordinado, passando o Estado para o fim da lista de créditos a ressarcir.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros do BPP ao Estado ultrapassam 150 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião