PJ analisa iPad que Rendeiro “nunca largava”

Polícia avalia conteúdo de “um velho iPad prateado, que “avariava muitas vezes e funcionava mal”, mas que o ex-dono do Banco Privado Português (BPP) nunca perdia de vista”.

A unidade anticorrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a analisar “um velho iPad prateado, que “avariava muitas vezes e funcionava mal”, mas que o ex-dono do Banco Privado Português (BPP) nunca perdia de vista”, avançou o Expresso.

“Esse iPad contém informações valiosas que podem ajudar a chegar ao paradeiro dos quadros desaparecidos, ao património escondido e a perceber melhor como era feito o branqueamento de capitais”, segundo fonte próxima do processo.

Mas as autoridades também apreenderam outro iPad que Rendeiro terá comprado já na África do Sul, após a fuga à justiça portuguesa, e três iPhones.

Os “cinco aparelhos eletrónicos foram apreendidos a 11 de Dezembro do ano passado pela Interpol, na operação que levou à detenção de Rendeiro num hotel de luxo em Durban, depois de três meses em fuga às autoridades portuguesas”, avança ainda o Expresso.

A PJ está, agora, a analisar o conteúdo destes aparelhos e “a rastrear os contactos mantidos pelo banqueiro um pouco por todo o globo”, frisa o jornal.

Oito desses quadros de Rendeiro foram leiloados pela Christie’s, entre Outubro de 2020 e Outubro de 2021, numa altura em que o ex-dono do BPP já estava em fuga. Renderam cerca de 1,3 milhões de euros. Só um dos quadros leiloados foi, até agora, recuperado numa galeria em Bruxelas, onde estava exposto.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PJ analisa iPad que Rendeiro “nunca largava”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião