Saiba quais são as insurtechs mais promissoras em Espanha

  • Servimedia
  • 16 Junho 2022

O Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada selecionou as "insurtechs" mais promissoras em Espanha. A Getlife, a SingularCover e a Cleverea estão entre as distinguidas.

A Getlife, a SingularCover e a Cleverea estão entre as insurtechs espanholas destacadas pelo Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada como as mais promissoras na liderança de mudanças no setor dos seguros em Espanha, noticia a Servimedia.

A entidade indica que o setor dos seguros está imerso numa mudança de modelo de negócio impulsionada pela inovação e pela utilização de novas tecnologias. O seguro como serviço está a emergir fortemente porque ajuda a responder às novas necessidades dos clientes e a um estilo de vida que requer produtos 100% online, que são flexíveis, personalizados e não requerem permanência, segundo os analistas.

Assim sendo, a Getlife, por ser um seguro de vida online e imediato, sem necessidade de relatórios médicos, acabou por ser uma das insurtechs destacadas pelo instituto precisamente pela sua inovação. A empresa nasceu com o objetivo de revolucionar e simplificar o setor dos seguros tradicionais com produtos rápidos e processos simples e transparentes, 100% online e sem a necessidade de exames médicos prévios.

Desde a sua criação, já angariou sete milhões de euros em duas rondas de financiamento. Uma primeira ronda de investimento de um milhão de euros (a maior da indústria insurtech em Espanha) e outra ronda de seis milhões de euros, liderada pela empresa francesa de capital de risco Singular.

Relativamente à SingularCover, o instituto salienta que são “seguros feitos à medida para as PME e os trabalhadores independentes”. O principal objetivo desta empresa é conseguir responder às necessidades específicas de freelancers, empresas e pequenas empresas, através de seguros como o Seguro de Responsabilidade Civil ou o Seguro Comercial Multirriscos, personalizado com um serviço totalmente online.

De acordo com os resultados financeiros de 2021, a empresa cresceu 84% no último ano e tem mais de sete mil PMEs seguradas e independentes. Nos próximos dois anos, espera estar presente em oito países da América Latina e do Sul da Europa.

Por sua vez, a Cleverea diz que é a “nova seguradora de mobilidade e de habitação“. A empresa de Barcelona é especializada em seguros de aluguer para senhorios e inquilinos e apólices de mobilidade para scooters, bicicletas, motociclos e carros. Em fevereiro, anunciou a sua entrada no negócio do seguro automóvel e espera alcançar 50 mil apólices até 2022.

No ano passado, a insurtech assegurou uma ronda de financiamento avaliada em cinco milhões de euros e, em apenas três anos, encerrou três rondas de financiamento. Até este ano, a empresa fez dez novas adições à sua equipa e espera chegar aos 100 profissionais em 2023.

“O impacto da pandemia desempenhou um papel acelerador na transformação tecnológica e na digitalização do setor. As insurtechs têm sido capazes de se adaptar às novas necessidades dos clientes e estão aqui para permanecer, num mercado que, até agora, é monopolizado por empresas tradicionais”, declarou Jesús Sánchez Lambás, vice-presidente executivo do Instituto Coordenadas.

Prova disso são os dados do último mapa do ecossistema insurtech em Espanha, desenvolvido pela Santalucía Impulsa, que mostram que, em 2020, surgiram 87 novas iniciativas que atingiram um total de 247 intervenientes. Ainda assim, apesar deste crescimento, o volume de negócios está longe de atingir o ritmo de países como o Reino Unido, Alemanha ou França, onde as insurtechs representavam 70% do investimento a nível europeu em 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba quais são as insurtechs mais promissoras em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião