Porsche investe 1,5 milhões em seguradora de mobilidade elétrica

  • ECO Seguros
  • 27 Junho 2022

A unidade de capital de risco da construtora automóvel Porsche investiu 1,5 milhões de dólares numa inovadora seguradora digital de mobilidade elétrica.

A Porsche Ventures, o braço de capital de risco da construtora alemã, investiu cerca de 1,5 milhões de dólares (mais de 1,4 milhões de euros ao câmbio corrente) na Laka, uma seguradora digital centrada na oferta de coberturas de risco para a mobilidade elétrica, designadamente bicicletas e outros equipamentos relacionados com este veículo de transporte.

A Laka, uma mutualista, adiantou em comunicado que as novas oportunidades ao nível do capital e da rede serão utilizadas na expansão da sua oferta no mercado europeu, em especial de e-scooters, e-mopeds e eventualmente carros elétricos, ficando assim em condições de responder aos seus parceiros europeus, que incluem construtores, retalhistas e empresas de leasing.

O financiamento da Porsche é liderado pela Autotech Ventures e pelo Ponooc Investment da Pon Holdings, que se centra em soluções de energia e mobilidade sustentáveis, e ainda pelo banco holandês ABN AMRO. O investimento “anjo” veio do CEO e cofundador da Zwift, Eric Min, em janeiro de 2022.

A Pon Holdings controla várias marcas de bicicletas, incluindo as marcas Cannondale, Schwinn, Cervelo e Santa Cruz.

“Com o investimento na Laka, temos o prazer de apoiar uma equipa forte que está a abordar o mercado global de seguros com um modelo de negócios digital único, altamente adaptável e que se concentra, acima de tudo, na experiência do cliente”, afirmou a propósito da operação Patrick Huke, chefe da Porsche.

A Laka afirmou, por outro lado, que irá explorar oportunidades no portfólio da Porsche Ventures para apoiar o segmento de mobilidade elétrica, inicialmente em parceria com a marca alemã de ciclismo Cyklaer, com o objetivo de oferecer produtos de seguros digitais integrados a clientes novos e existentes. A Cyklaer juntar-se-á assim aos parceiros da Laka Decathlon, Raleigh, Le Col, Santander Consumer Finance e o banco online do Reino Unido Monzo. As parcerias permitem que as marcas forneçam experiência digital em toda a linha, protegendo os seus clientes contra roubo e danos no ponto de venda.

“A e-mobilidade está a redefinir o transporte globalmente, e a Laka decidiu construir a espinha dorsal para apoiar o segmento de e-mobilidade num momento em que “Net Zero Emissions” tornou-se, com razão, uma prioridade para consumidores, empresas e políticas governamentais”, disse Tobias Taupitz, CEO e cofundador da Laka.

“Para apoiar esta mudança em direção a um futuro mais verde, temos uma visão ousada de nos tornarmos o maior parceiro de seguros de mobilidade eletrónica do mundo”, acrescentou o cofundador da Laka.

A Porsche Ventures é a unidade de capital de risco da Porsche AG que investe em tecnologia e modelos de negócios inovadores. A Porsche mostra-se ativa no universo das startups desde 2016, tendo construído um ecossistema de startups diversificado para trabalhar com empresas novas e inovadoras em várias fases de desenvolvimento.

Recorde-se que em junho de 2022, a Porsche anunciou que havia adquirido totalmente o fabricante de sistemas de acionamento de e-bike compactos, Fazua.

A construtora de carros desportivos já possui igualmente uma participação maioritária na marca croata de bicicletas elétricas Greyp .

A Laka propõe um novo seguro de bicicletas, que dispensa o prémio inicial e a franquia e disponibiliza preços coletivos que a seguradora classifica como “mais justos”. As reclamações são tratadas por especialistas em bicicletas e, geralmente, acordadas dentro de um dia útil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porsche investe 1,5 milhões em seguradora de mobilidade elétrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião