Comissões da mediação de seguros atinge 1072 milhões de euros em 2021
As seguradoras pagaram mais de mil milhões de euros em remunerações aos mediadores e corretores de seguros em 2021. O rendimento cresceu 5,4% no segundo ano de pandemia.
Os corretores e mediadores de seguros obtiveram remunerações de comissões pagas pelas seguradoras no valor de 1.072 milhões de euros revela o relatório anual Remunerações da Mediação agora publicado pela ASF entidade supervisora do setor. Este valor é 5,4% superior em 2020, ano inicial da pandemia.
A mediação de seguros é distinguida pelo supervisor por tipo de mediador ou de regime que inclui a categoria de agente de seguros, a de corretor, a de mediador de resseguros, o mediador de seguros a título acessório e o mediador de seguros ligados (exclusivamente a uma companhia ). A ASF começa por distinguir a mediação que é autorizada em Portugal e os mediadores estrangeiros cujas entidades reguladoras dos seus países notificaram o supervisor nacional de que iniciaram atividade em Portugal. Finalmente as entidades nacionais são separadas por mediadores singulares e mediadores coletivos, as sociedades que têm por objeto a corretagem ou mediação de seguros.
Quem mais comissões recebe das seguradoras
Fonte: ASF; Tratamento: ECOseguros; Valores em milhões de euros.
Os mediadores individuais ou através de sociedades continuam a ter o maior peso na estrutura de vendas de seguros que se realizam através da mediação, tendo crescido 4,8% as suas remunerações em 2021 para cerca de 873 milhões de euros. Os corretores, mais ligados a empresas, têm crescido de forma estável e no último ano subiram o seu comissionamento em 9,2% atingindo cerca de 166 milhões de euros em remunerações atribuídas pelas seguradoras. Já a mediação estrangeira autorizada a operar em Portugal atingiu apenas 33 milhões de rendimentos, mas este valor significou mais que duplicar a sua receita em Portugal face a 2020.
Ainda reportando a números de 2020 e segundo dados da APS , associação dos seguradores, as vendas de seguros são realizadas em cerca de 44% em valor por bancos e 37% pela mediação de seguros. Os corretores representam 12,2% do negócio e as próprias companhias comercializam diretamente, seja através de balcões de internet ou telefone, apenas 5,8% do total de seguros vendidos.
Um negócio cada vez mais empresarial
A tendência dos mediadores singulares diminuírem em número, refletiu-se obviamente nas remunerações auferidas ao longo dos últimos anos. Em 2011 os mediadores individuais representavam 20% das vendas do total da mediação. Em 2021 já só significam 8% num movimento que prossegue com a transformação com agentes singulares em sociedades ou a cederem as suas carteiras de seguros a sociedades de mediação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissões da mediação de seguros atinge 1072 milhões de euros em 2021
{{ noCommentsLabel }}