Comissões da mediação de seguros atinge 1072 milhões de euros em 2021

  • ECO Seguros
  • 27 Junho 2022

As seguradoras pagaram mais de mil milhões de euros em remunerações aos mediadores e corretores de seguros em 2021. O rendimento cresceu 5,4% no segundo ano de pandemia.

Os corretores e mediadores de seguros obtiveram remunerações de comissões pagas pelas seguradoras no valor de 1.072 milhões de euros revela o relatório anual Remunerações da Mediação agora publicado pela ASF entidade supervisora do setor. Este valor é 5,4% superior em 2020, ano inicial da pandemia.

A mediação de seguros é distinguida pelo supervisor por tipo de mediador ou de regime que inclui a categoria de agente de seguros, a de corretor, a de mediador de resseguros, o mediador de seguros a título acessório e o mediador de seguros ligados (exclusivamente a uma companhia ). A ASF começa por distinguir a mediação que é autorizada em Portugal e os mediadores estrangeiros cujas entidades reguladoras dos seus países notificaram o supervisor nacional de que iniciaram atividade em Portugal. Finalmente as entidades nacionais são separadas por mediadores singulares e mediadores coletivos, as sociedades que têm por objeto a corretagem ou mediação de seguros.

Quem mais comissões recebe das seguradoras

Fonte: ASF; Tratamento: ECOseguros; Valores em milhões de euros.

Os mediadores individuais ou através de sociedades continuam a ter o maior peso na estrutura de vendas de seguros que se realizam através da mediação, tendo crescido 4,8% as suas remunerações em 2021 para cerca de 873 milhões de euros. Os corretores, mais ligados a empresas, têm crescido de forma estável e no último ano subiram o seu comissionamento em 9,2% atingindo cerca de 166 milhões de euros em remunerações atribuídas pelas seguradoras. Já a mediação estrangeira autorizada a operar em Portugal atingiu apenas 33 milhões de rendimentos, mas este valor significou mais que duplicar a sua receita em Portugal face a 2020.

Ainda reportando a números de 2020 e segundo dados da APS , associação dos seguradores, as vendas de seguros são realizadas em cerca de 44% em valor por bancos e 37% pela mediação de seguros. Os corretores representam 12,2% do negócio e as próprias companhias comercializam diretamente, seja através de balcões de internet ou telefone, apenas 5,8% do total de seguros vendidos.

Um negócio cada vez mais empresarial

A tendência dos mediadores singulares diminuírem em número, refletiu-se obviamente nas remunerações auferidas ao longo dos últimos anos. Em 2011 os mediadores individuais representavam 20% das vendas do total da mediação. Em 2021 já só significam 8% num movimento que prossegue com a transformação com agentes singulares em sociedades ou a cederem as suas carteiras de seguros a sociedades de mediação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissões da mediação de seguros atinge 1072 milhões de euros em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião