CIN sobe duas posições no ranking de fabricantes europeus de tintas

Grupo da Maia é agora o 11.º maior fabricante de tintas e vernizes na Europa, com receitas anuais de 365 milhões de euros. João Serrenho fala num “marco importante” e destaca investimento em inovação.

A CIN ascendeu duas posições no ranking europeu de fabricantes de tintas e revestimentos, ocupando agora a 11.ª posição. O grupo da Maia, líder nacional desde 1992 e na Península Ibérica desde 1995, aumentou as vendas em 12% no ano passado, para um total de 365 milhões de euros.

Esta listagem industrial é elaborada anualmente pela publicação especializada European Coatings Journal e mostra que só duas das 25 empresas analisadas não subiram as receitas (incluem fusões e aquisições) em termos homólogos. A edição de 2022 é liderada pela neerlandesa Akzo Nobel (9.587 milhões de euros), com a alemã Basf (3.440 milhões) e a norueguesa Jotun (2.394 milhões) a fecharem o pódio.

“Este é um marco importante e que evidencia o investimento constante em inovação e desenvolvimento e, simultaneamente, a perseverança de valores tão basilares para a CIN como o rigor e a qualidade”, sublinha o presidente do conselho de administração, João Serrenho, citado em comunicado.

João Serrenho, presidente da CINRicardo Castelo/ECO

A CIN tem dez fábricas localizadas em Portugal, Itália, Espanha, França, Angola e Moçambique, contando atualmente com uma capacidade instalada de 135 mil toneladas. A operação é ainda apoiada por 14 centros de armazenamento e distribuição – equivalente a mais de 150 mil metros quadrados de área.

Apesar do contexto de pandemia, com “influência na indisponibilidade de matérias-primas”, a empresa diz ter atingido “resultados recorde” em 2021. Destaque para a subunidade de negócio de tintas em pó da CIN Indústria, que superou o patamar das 10 mil toneladas fabricadas; e para o volume de negócios de 140 milhões de euros alcançado pela unidade de construção civil em Portugal.

João Serrenho é um dos acionistas do ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CIN sobe duas posições no ranking de fabricantes europeus de tintas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião