Gasolina mais barata e gasóleo mais caro em relação ao “preço eficiente”, estima ERSE

Na semana passada, o preço da gasolina e do gasóleo inverteram papéis, quando comparado com a semana anterior. Enquanto a gasolina simples esteve mais barata, o gasóleo ficou acima do preço eficiente.

Na semana passada, a gasolina simples 95 esteve mais barata o gasóleo mais caro em relação ao preço tido como eficiente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o boletim divulgado esta segunda-feira, com a supervisão dos preços de venda ao público, enquanto a gasolina esteve 0,2 cêntimos por litro [cent/l] abaixo do “preço eficiente”, o gasóleo esteve 1,9 cent/l acima. Em termos percentuais, escreve o regulador, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,1% abaixo do “preço eficiente” e o gasóleo simples foi anunciado 0,9% acima“, lê-se no documento.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e dos respetivos fretes marítimos, a logística primária. Nesta última parcela incluem-se as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Segundo a ERSE, o preço eficiente calculado para a semana de 4 de julho a 10 de julho, no caso da gasolina, situou-se nos 2,129 euros, enquanto o preço no pórtico foi de 2,127 euros e o preço com descontos de 2,076 euros. Já o gasóleo registou um preço eficiente de 2,033 euros nessa mesma semana, no pórtico de 2,052 euros e com descontos de 1,981 euros.

Para a semana de 11 a 17 de julho, o regulador informa que o preço eficiente antes de impostos será de 1,218 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 1,262 euros por litro para o gasóleo simples. Após impostos, o preço eficiente sobe para 2,060 euros por litro e 1,962 euros por litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina mais barata e gasóleo mais caro em relação ao “preço eficiente”, estima ERSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião