Allianz melhora perspetiva de risco e alia-se a seguradora cyber

  • ECO Seguros
  • 13 Julho 2022

A notação de risco da seguradora manteve-se, mas a perspectiva é agora mais favorável. Entretanto, a Allianz fez uma parceria com a Coalition, uma das principais provedoras de segurança cibernética.

A agência de avaliação de risco Moody’s confirmou a notação de risco da Allianz SE em Aa3 e atualizou em alta a perspetiva (Outlook) da seguradora de ‘estável’ para ‘positiva’. A empresa de notação confirmou igualmente as classificações de risco de várias participadas da seguradora global, que também melhoraram o Outlook, com exceção da Allianz Sach e da Allianz Leben, que mantêm uma perspetiva ‘estável’.

A Moody’s fundamenta as suas classificações de risco na “forte posição de mercado da Allianz, no modelo de negócio diversificado da seguradora e reduzida pressão das baixas taxas de juro sobre o negócio Vida do grupo”, considerando que estes fatores, associados à forte capitalização da seguradora, resistirão aos ventos macroeconómicos desfavoráveis. O índice de solvência II da Allianz no final do primeiro trimestre foi de 199%.

“A Allianz é uma das principais seguradoras do mundo”, refere a agência de rating, que lembra que, através de uma série de transações, a Allianz fortaleceu “ainda mais” a sua posição nos mercados onde atua. “A forte presença da Allianz na gestão de ativos via PIMCO e Allianz Global Investors claramente diferencia o grupo da maioria dos seus pares e fortalece ainda mais a diversificação inerente ao seu perfil de negócio”, refere a nota de rating da Moody’s. A PIMCO é uma das principais gestoras de investimentos em rendimentos fixos do mundo, propriedade da Allianz SE.

A Moody’s espera que a Allianz “continue a reportar lucros operacionais muito fortes ao longo de 2022-2024, apesar de se esperar alguma pressão decorrente do crescimento económico dever ser potencialmente menor, inflação e aumento da volatilidade do mercado financeiro”.

Parceria com seguradora cibernética

Entretanto, a Allianz anunciou uma nova parceria com a Coalition, uma das principais provedoras de seguros e segurança cibernética, com sede em São Francisco. A seguradora “fornece à Coalition capacidade a longo prazo para os seus programas de seguro cibernético nos Estados Unidos e liderará o programa cibernético da Coalition no Reino Unido quando este for lançado ainda este ano”, esclarece um comunicado da Allianz.

“O cyber é um dos principais riscos que se colocam às empresas em todo o mundo e, embora o cenário de risco não venha melhorando, estamos a aumentar a nossa oferta aos clientes”, afirma Scott Sayce, diretor global da área cyber da Allianz. “Pedimos constantemente aos nossos clientes que reforcem as suas defesas cibernéticas e, com sua abordagem inovadora deste tipo de risco, a Coalition provou que dados e tecnologia podem ser muito eficazes para prevenir e resolver sinistros cibernéticos”, adianta, referindo-se à nova parceria.

A economia global perde até 1.500 mil milhões de dólares anualmente devido a ataques cibernéticos, embora poucas empresas estejam devidamente apetrechadas para identificar e gerir estes riscos de forma eficaz.

Com esta parceria, a Allianz complementa a sua rede de produtos e distribuição com a abordagem “Seguro Cibernético Ativo” da Coalition e apoia o segmento das pequenas e médias empresas nos EUA e Reino Unido.

Por outro lado, a Allianz X acaba de co-liderar uma ronda de investimento que permitiu à Cyber Insurtech Coalition captar 250 milhões de dólares, estando a empresa avaliada em cinco mil milhões de dólares. Os recursos arrecadados serão aplicados no rápido crescimento da Coalition.

A Allianz Portugal, presente no mercado nacional desde 1999, conta com seis mil agentes e 600 colaboradores, que servem os 980 mil clientes da seguradora. Posicionou-se, em 2021, como o sexto maior grupo segurador português, com uma produção superior a 671 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz melhora perspetiva de risco e alia-se a seguradora cyber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião