Bolsas dos EUA em queda pressionadas por resultados da banca

  • Joana Abrantes Gomes e Lusa
  • 14 Julho 2022

As principais bolsas norte-americanas negoceiam em terreno negativo, penalizadas pelos resultados do segundo trimestre do JP Morgan e do Morgan Stanley, que ficaram abaixo das estimativas.

Os principais índices de Wall Street abriram em baixa esta quinta-feira, com os resultados do segundo trimestre dos grandes bancos norte-americanos JPMorgan Chase e Morgan Stanley a sublinharem as preocupações acerca de uma forte desaceleração da economia devido à política monetária agressiva da Fed.

Nos primeiros minutos da sessão, o índice de referência S&P 500 desvaloriza 1,27%, para 3.753,6 pontos, enquanto o industrial Dow Jones recua 1,48%, para 30.316,79 pontos, e o tecnológico Nasdaq perde 0,77%, para 11.161,46 pontos.

Este desempenho acontece no dia em que o JPMorgan Chase, o maior banco em ativos nos Estados Unidos, anunciou um lucro de 8.650 milhões de dólares (8.638 milhões de euros) no segundo trimestre do ano, menos 28% do que no mesmo período de 2021.

Ou seja, no período em análise, o banco de ativos lucrou 2,76 dólares por ação, contra 3,78 dólares por ação no segundo trimestre de 2021, quando totalizou lucros de 11,95 mil milhões de dólares (11.944 milhões de euros, ao câmbio atual).

Segundo o líder do banco, Jamie Dimon, embora a economia dos EUA esteja a crescer e o mercado de trabalho e os gastos dos consumidores sejam sólidos, há vários fatores que “são muito suscetíveis de ter consequências negativas na economia global em algum momento”, incluindo na redução da confiança dos consumidores e nos esforços da Reserva Federal para controlar a inflação.

O Morgan Stanley também publicou esta quinta-feira o balanço do período entre abril e junho, que mostrou um lucro de 2.495 milhões de dólares, 40% abaixo dos 3.511 milhões de dólares obtidos em igual período no ano passado. O lucro por ação foi de 1,44 dólares.

Ainda esta quinta-feira, o Departamento do Trabalho da Administração norte-americana reportou a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada, dando conta de uma subida para 244.000 inscrições, mais 9.000 do que na semana anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas dos EUA em queda pressionadas por resultados da banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião