Banco do Japão revê previsão da inflação em alta e de crescimento em baixa

  • Lusa
  • 21 Julho 2022

Banco central nipónico prevê que inflação atinja 2,3% devido ao "aumento dos custos de energia, alimentação e bens duradouros", optando por manter inalteradas as taxas de juro de curto prazo em -0,1%.

O Banco do Japão anunciou hoje a revisão em alta da previsão de inflação para o exercício financeiro de 2022 e a estimativa de crescimento em baixa.

O banco central nipónico prevê que a inflação atinja os 2,3%, principalmente devido ao “aumento dos custos de energia, alimentação e bens duradouros”, apontando para um aumento do índice de preços no consumidor em quatro décimos de ponto percentual.

Quanto à previsão de crescimento económico para o exercício que termina a 31 de março de 2023, estimou que esta baixe cinco décimos de ponto percentual, para 2,4%.

As conclusões constam no novo relatório trimestral de previsões económicas divulgado no final da reunião mensal sobre política monetária.

Numa decisão já esperada, o Banco do Japão optou por manter inalteradas as taxas de juro de curto prazo em -0,1% e o programa de compras de fundos negociados em bolsa para manter a curva de rendimento das obrigações de longo prazo em cerca de 0%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco do Japão revê previsão da inflação em alta e de crescimento em baixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião