Direto Gazprom anuncia paragem de turbina do gasoduto Nord Stream 1
A estatal russa anuncia uma paragem de um motor do NS1. O Reino Unido vai ser o país anfitrião da Eurovisão em 2023, em vez da Ucrânia, que espera retomar as exportações de cereais nos próximos dias.
Mais uma turbina no gasoduto Nord Stream 1 parou de funcionar, segundo a Gazprom citada pela Bloomberg. A estatal russa espera que o fluxo de gás naquele gasoduto caia para 33 milhões de metros cúbicos já na quarta-feira, 27 de julho, o equivalente a uma quebra de 50% face aos valores atuais.
O Reino Unido vai ser o país anfitrião da Eurovisão em 2023, em vez da Ucrânia, anunciou esta segunda-feira a União Europeia de Radiodifusão (EBU), entidade que organiza o festival. A decisão é justificada dada a atual situação da Ucrânia, que venceu a última edição, mas não reunia “as garantias operacionais e de segurança”.
A Ucrânia espera retomar as exportações de cereais nos próximos dias, apesar do ataque de sábado ao porto de Odessa, no Mar Negro. Não obstante, o ministro das Infraestruturas ucraniano alertou que o principal entrave às exportações é o risco de bombardeamentos russos. As tropas ucranianas, citadas pela emissora pública Suspilne, garantiram que o ataque russo não atingiu a área de armazenamento de cereais neste porto nem causaram danos significativos.
A Rússia decidiu acusar mais de “mais de 220 pessoas”, incluindo altos comandantes ucranianos por “crimes contra a paz e contra a segurança da humanidade, que não têm prazo de prescrição”. De acordo com o The Guardian, já estão a ser acusados 92 comandantes e respetivos subordinados, sendo que outras 96 pessoas estão a ser procuradas pelo regime russo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gazprom anuncia paragem de turbina do gasoduto Nord Stream 1
{{ noCommentsLabel }}