Mercado livre de eletricidade soma 6700 clientes em maio

Entre abril e maio, o número de clientes no mercado livre de eletricidade aumentou em 6,7 mil, para um total de 5,5 milhões. EDP Comercial mantém liderança no mercado livre.

O mercado livre (ML) de eletricidade em Portugal alcançou em maio cerca de 5,5 milhões de clientes, o correspondente a 42.558 gigawatts por hora (GWh) de consumo anualizado. Estes valores resultam de um acréscimo de 6,7 mil clientes e uma redução de 41,7 GWh em consumo, ambos face a abril.

Os dados surgem no Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade divulgado, esta segunda-feira, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), onde informa que em termos homólogos, o número de consumidores no ML cresceu 1,5%, em linha com o ligeiro aumento no consumo no ML de 0,4%. “A quase totalidade do número de clientes do mercado livre concentra-se naturalmente no segmento dos clientes residenciais, os quais representaram 98,9% do total de clientes no ML”, lê-se na nota enviada às redações.

Quanto ao peso no consumo, em maio de 2022, o mercado livre representou cerca de 86% do número total de clientes e cerca de 94% do consumo em Portugal Continental, exibindo um aumento de 0,4 p.p. e uma redução de 1,1 p.p., respetivamente, face ao peso relativo do mês homólogo. No mesmo mês, informa a ERSE, “manteve a quase totalidade dos fornecimentos a grandes consumidores”.

Já o segmento de clientes residenciais, que representa 37,6% do consumo do ML, apresentou uma redução (1,1%) face ao período homólogo, sendo seguidos pelos clientes industriais (33,9%) e pelos grandes consumidores (21,2%). Já o segmento dos pequenos negócios é o que apresenta menor representatividade em termos de consumo (7,2%), tendo apresentado uma ligeira redução (0,6%) no peso no consumo face ao mês do ano precedente, informa a ERSE.

EDP Comercial mantém liderança no mercado livre

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (73,2%) e em consumo (42,1%), informa a ERSE. Apesar do valor, a sua quota reduziu 0,2 p.p. em número de clientes, mantendo-se inalterada em termos de consumo.

Já no segmento de clientes industriais, é a EDP que lidera com uma uma quota de 25,3% em consumo abastecido. Foi registado um aumento de 0,5 p.p. face a abril.

Quanto ao segmento dos grandes consumidores, este é controlado pela Endesa, com 22,4% de quota em consumo, que apresentou um acréscimo de 2,3 p.p. face a abril de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado livre de eletricidade soma 6700 clientes em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião