Concorrência de Itália multa seguradoras Generali e UnipolSai em 5 milhões
Omissão de informações relevantes, dificuldades de aceder a relatórios de sinistros e demora no atendimento são algumas das razões que levaram as autoridades a multar as companhias.
A Autoridade da Concorrência de Itália multou os grupos de seguros Generali e UnipolSai em cinco milhões de euros cada por alegadamente realizarem práticas comerciais desleais, informou aquela autoridade.
As duas empresas dificultaram o acesso dos seus clientes ao seu relatório de sinistros e omitiram informações relevantes sobre o valor ressarcido ou a sua rejeição, segundo comunicado da entidade, a autoridade da concorrência e do mercado italiano (AGCM).
Do mesmo modo, foi dificultado o exercício dos direitos dos consumidores ao recorrerem ao seu seguro automóvel, segundo o regulador, que multou as empresas “pela gravidade e duração” destas práticas.
A AGCM acusou a Generali e a UnipolSai de “conduta enganosa e agressiva” por “atenderem tardiamente, no que se refere aos prazos estabelecidos pela regulamentação do setor, a inúmeras instâncias” apresentadas por clientes.
Ao decidir o valor a ser pago, as duas empresas não ofereceram informações relevantes sobre a sua decisão ou sobre os motivos de eventual recusa de indemnização.
O regulador considera que foram estas deficiências que fizeram com que os clientes aceitassem ou rejeitassem a oferta das seguradoras sem acesso às informações relevantes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concorrência de Itália multa seguradoras Generali e UnipolSai em 5 milhões
{{ noCommentsLabel }}