Silvio Berlusconi na corrida ao senado italiano

Antigo primeiro-ministro italiano concorre ao senado nas próximas eleições gerais. Silvio Berlusconi mostra-se confiante de que Giorgia Meloni é a escolha “adequada” para primeiro-ministro.

O antigo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, vai concorrer ao senado de Itália nas próximas eleições gerais, avançou esta quarta-feira. “Acho que vou concorrer ao Senado para deixar toda a gente feliz, após ser pressionado por tantos mesmo fora do Forza Italia”, admitiu Silvio Berlusconi, citado pelo Politico.eu, em declarações à comunicação social.

O Forza Italia, liderado pelo antigo primeiro-ministro, está atualmente inserido numa coligação de direita com o partido Irmãos de Itália, liderado por Giorgia Meloni, e o Liga, de Matteo Salvini. Segundo sondagens do Politico, está prevista uma vitória da coligação por uma margem significativa.

Questionado quanto à sua escolha para primeiro-ministro, Silvio Berlusconi esclareceu: “Sempre dissemos que quem reunir mais votos será proposto ao chefe de Estado enquanto o candidato principal”. O antigo primeiro-ministro disse ainda que caso Giorgia Meloni reúna mais votos, visto representar o partido líder nas sondagens, “tenho a certeza de que se mostrará adequada para a difícil tarefa”, explicou.

Silvio Berlusconi, de 85 anos, foi senador em 2013, tendo sido impedido de ocupar o cargo após ser receber uma sentença de quatro anos por fraude fiscal. Em 2018, um tribunal suspendeu a proibição, sendo que Silvio Berlusconi é agora deputado desde 2019.

A Itália vai realizar eleições antecipadas a 25 de setembro, após o presidente da república italiana, Sergio Mattarella, dissolver o parlamento após uma nova demissão do primeiro-ministro, Mario Draghi.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Silvio Berlusconi na corrida ao senado italiano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião